Política

Clube de Colecionadores de RR comemora reforma de prédio

O Clube de Colecionadores de Roraima se reúne todas as manhãs de sábado, no prédio Espaço de Cultura e Arte União Operária

Todas as manhãs de sábado, há cerca de um ano, o prédio Espaço de Cultura e Arte União Operária, na Avenida Nossa Senhora da Consolata, no Centro, é palco de encontros do Clube de Colecionadores de Roraima. Nos encontros, os integrantes discutem a importância histórica e conhecem um pouco mais sobre cada item colecionável. Não por acaso, o prédio, que é patrimônio histórico de Boa Vista – prestes a completar 70 anos– também possui uma importância histórica para a Capital. 

O prédio, que há alguns anos passou por uma reforma, perdeu algumas características originais. A estrutura, que durante o inverno sofre com goteiras e infiltrações, deve passar por reforma, desta vez com o objetivo de resgatar a história. O fato é comemorado pelos membros do Clube, que após a conclusão dos trabalhos, pretendem promover exposições dos objetos colecionáveis. 

Entre os itens, colecionados pelos 20 membros do grupo, estão selos postais, marcadores de livros, moedas, cartões telefônicos, máquinas de escrever, câmeras fotográficas, relógios, entre outros. Ao todo, são cerca de 150 diferentes categorias. O presidente do Clube, o jornalista Antônio Bentes, possui vasta coleção de selos – entre os que mais se orgulha estão os comemorativos em homenagem a um dos mais comentados casamentos da família real britânica, o do príncipe Charles e da princesa Daiana. 

“Esse prédio, assim como os itens que colecionamos, representam a história. É muito bom poder transmitir esse conhecimento para as gerações futuras, para que eles entendam a importância que o passado, a história, tem em nossas vidas. Por meio dessa reflexão, podemos também refletir no futuro, pensar como serão as coisas daqui uns anos”, pontuou. 

Outro membro do grupo, o psiquiatra Laerth Thomé, que também possui diversas coleções, entre elas uma de selos, ressaltou a importância da revitalização das características originais do prédio. “Esse prédio passou por reformas ao longo dos anos e características originais importantes foram escondidas, como o telhado. Poder rever como era antigamente será uma honra. Não há maneira melhor de transmitir a história do que vendo onde ela aconteceu. Esse é o local ideal para os encontros do Clube dos Colecionadores”, declarou. 

Engana-se quem pensa que as atividades do Clube de Colecionadores atraem somente os mais velhos. Uma paixão em comum entre os membros são os selos. O estudante de 19 anos, Gabriel Gomes Xavier, começou a sua coleção no início da adolescência com selos comemorativos relacionados ao futebol. “Nos encontros do Clube vejo a importância que cada objeto tem, a história por detrás deles, e me sinto honrado em fazer parte disso”, disse. 

REFORMA – O prédio União Operária foi cedido à UFRR pelos próximos 50 anos e reconhecido como patrimônio histórico do Município de Boa Vista. De acordo com a instituição, o objetivo da reforma é fazer a restauração das condições originais, atendendo exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A instituição de ensino anunciou no dia 18 de junho, a liberação do recurso de R$ 2,9 milhões pelo Ministro da Educação, Rossieli Soares, quando esteve em Boa Vista. Com a reinauguração, o espaço atenderá cerca de 300 pessoas, melhorando as atividades culturais já desenvolvidas, como exposições de artistas locais e atividades do Clube do Colecionador. 

Publicidade