Entretenimento

Clube de astronomia disponibiliza telescópios para observar planetas

No próximo sábado, (01), membros do clube de astronomia e ciência de Roraima estarão no Roraima Garden Shopping para a observação da Lua e do planeta Júpiter

Criado em abril do ano passado, o Clube de Astronomia e Ciência de Roraima realiza encontros para observação em diversos pontos da cidade. A iniciativa disponibiliza telescópios de alta qualidade para que as pessoas possam observar o céu com detalhes mais evidentes nas superfícies dos planetas. Nesse sábado, o ponto de encontro será no Roraima Garden Shopping.

De acordo com um dos coordenadores do evento, Abreu Mubarac, durante a observação será possível ver a lua, o planeta Júpiter e outros objetos do céu noturno. Segundo ele, acompanhar atividades astronômicas é uma prática comum em todo o mundo. Em Roraima, o clube de astronomia já se reuniu no Tepequém, no Parque Anauá e na Orla Taumanã.

Abreu explica que o período auxilia a observação do planeta e do satélite natural, porém caso as condições climáticas não estejam favoráveis (tempo muito nublado ou chuva) o evento será cancelado.

“A observação do planeta Júpiter é uma atividade fascinante. Pode ser efetuada visualmente, porém com o telescópio o fascínio é maior ainda”, relatou o coordenador do evento.

Há vários fatores que torna Júpiter um objeto celeste para a observação por parte dos amadores, nomeadamente a sua magnitude e diâmetro aparente e os longos períodos de visibilidade contínua, cerca de 360 dias em cada uma das suas aparições.

“Além disso, o seu disco apresenta-se cheio de estruturas atmosféricas dinâmicas e coloridas, exibe uma rotação extremamente rápida”, acrescentou.

Fevereiro, março e abril são meses ideais para a observação de Júpiter, onde o público pode observar mais detalhes no disco do planeta. “Essas características estão sempre mudando, de forma que o observador irá constatar que Júpiter é muito movimentado se comparado a relativa imutabilidade de outros fenômenos celestes ou de outros planetas”, conta.

Apaixonado pelo universo e seus mistérios, desde criança, Abreu tinha o costume de olhar para o céu para presenciar o trânsito dos planetas. “Não lembro exatamente quando foi, mas lá pelos meus 10 anos eu comecei a me interessar muito por ciência. Comecei a ler livros sobre anatomia humana, sobre a geologia da terra e sobre o universo. Li todas as revistas Superinteressante que tinha na biblioteca da escola. Lembro que fiz uma redação na escola, onde o tema era livre, intitulada “A morte do Sol” (daqui a bilhões de anos nossa estrela entrará em colapso). Em 98, caiu alguma coisa que eu não lembro agora se foi algum meteorito aqui em Roraima, mas lembro que deixou um rastro no céu por horas, isso é algo que me marcou na minha infância”, relembrou Abreu.

Como participar do clube?
De acordo com Abreu, não é necessário possuir um telescópio, basta demonstrar interesse por ciência e astronomia e comparecer aos encontros. Ele e os outros membros do grupo prometem se reunir para estabelecer uma agenda onde os interessados poderão acompanhar os eventos. Para saber mais, basta acessar o grupo ‘Clube de Astronomia de Roraima’ no facebook.

Serviço
Observação do espaço
Data: 01 de abril
Local: Roraima Garden Shopping
Hora: A partir das 19 horas
Entrada Franca

Publicidade