Entretenimento

Clube de astronomia se reúne para observar Júpiter no Parque Anauá

No próximo sábado (04), o clube de astronomia e ciência de Roraima estará no Parque Anauá para a observação da Lua e do planeta Júpiter

Não é de hoje que os fenômenos da astronomia chamam a atenção da população. A observação de passagens de cometas, eclipses e outros acontecimentos é uma prática comum em todo o mundo. Em Roraima, o clube de astronomia já se prepara para acompanhar os eventos. No próximo sábado (04), o clube de astronomia e ciência de Roraima estará no Parque Anauá para a observação da Lua e do planeta Júpiter.

De acordo com um dos membros, Abreu Mubarac, o período auxilia a observação do planeta e do satélite natural, porém, caso as condições climáticas não sejam favoráveis (tempo muito nublado ou chuva), o evento será cancelado.

“A observação do planeta Júpiter é uma atividade fascinante. Pode ser efetuada visualmente, porém com o telescópio o fascínio é maior ainda”, relata.

Há vários fatores que tornam Júpiter um objeto celeste para a observação por parte dos amadores, nomeadamente a sua magnitude e diâmetro aparente e os longos períodos de visibilidade contínua, cerca de 360 dias em cada uma das suas aparições.

“Além disso, o seu disco apresenta-se cheio de estruturas atmosféricas dinâmicas e coloridas, exibe uma rotação extremamente rápida”, conta.

Apaixonado pelo universo e seus mistérios, desde criança, Abreu tinha o costume de olhar para o céu para presenciar o trânsito dos planetas. “Não lembro exatamente quando foi, mas lá pelos meus 10 anos eu comecei a me interessar muito por ciência. Comecei a ler livros sobre anatomia humana, sobre a geologia da terra e sobre o universo. Li todas as revistas Superinteressante que tinha na biblioteca da escola. Lembro que fiz uma redação na escola, onde o tema era livre, intitulada “A morte do Sol” (daqui a bilhões de anos nossa estrela entrará em colapso). Em 98, caiu alguma coisa que eu não lembro agora se foi algum ou meteorito aqui em Roraima, mas lembro que deixou um rastro no céu por horas. Isso é algo que me marcou na minha infância”, relembra.

Ele e os outros membros do grupo prometem se reunir para estabelecer uma agenda, na qual os interessados poderão acompanhar os eventos. Para saber mais, basta acessar o grupo ‘Clube de Astronomia de Roraima’ no facebook.