Esporte

Clubes e federações terão que se adequar a nova lei de eleições

O presidente da Federação Roraimense de Futebol (FFF), Zeca Xaud, reuniu os presidentes de sete dos nove clubes filiados a entidade, na manhã de ontem, para falar sobre a aplicação da nova lei sobre estatuto e eleições de clubes, ligas e federações.

“A CBF aderiu à lei e pede que os clubes, ligas e federações se adequem na mudança estatutária para que tenham exigências e normas vigentes que foram aprovadas”, disse.

Entre as principais mudanças estão a que os presidentes só podem competir uma eleição e uma reeleição de até quatro anos, sendo vedado que o próximo eleito tenha parentesco até o terceiro grau com o atual presidente.

“Essa lei foi proposta ainda pela então presidente Dilma Roussef, e os clubes que se adequarem terão mais facilidade de convênios e contratos com o Município, o Estado e o Governo Federal e a CBF agora aderiu a essa lei e agora estamos propondo que os clubes filiados em cada federação possam fazer as modificações estatutárias e, no nosso caso, com todo mundo legalizado e cumprindo as exigências e realçando a idoneidade dos clubes filiados à federação de Roraima”, disse.

Xaud afirmou que não tem um prazo determinado para que cada clube faça um novo estatuto, mas disse acreditar que até o final deste ano os nove clubes filiados e a própria FRF estejam adequados à lei.

“Vamos nos reunir novamente na próxima sexta-feira com um advogado que vai falar sobre a documentação exigida e os passos que devem ser tomados para adequar os estatutos, e os clubes terem suas eleições realizadas e registradas em cartório, e com isso cumprir as exigências da CBF”, frisou.

Estiveram presentes ao encontro os presidentes e representantes do Baré, Oziel Neto; Náutico, Adroir Bassorici; Atlético Roraima, Carlos Alberto; São Raimundo, Beto Viera; Rio Negro, Roberio Aires; Progresso de Mucajaí, Tarquinio Araújo e River, Adelaide Peixoto. Não compareceram na reunião os presidentes do Grêmio Atlético Sampaio (GAS) Jander Carvalho e da Associação Esportiva Real, de São Luiz do Anauá, Leomar da Silva.

Publicidade