Entretenimento

Colecionismo une família em luta contra câncer

Militar da Reserva criou um condado de figuras de ação

O biólogo e gaúcho Augusto Bornéo, 41, é um amante convicto do colecionismo de miniaturas do universo militaria. Seu acervo é composto por mais de 2000 mil peças, o que lhe deixa dentre os maiores colecionadores do estilo no país.

Ele conta que a paixão surgiu ainda na infância, assistindo aos desenhos dos Comandos Em Ação, Esquadrão Classe A, Rambo, entre outros. Foi nesse período que ele principiou sua coleção, mantendo com zelo cada item envolvido nas tramas.

“Adoro a temática militaria, servi a Força Aérea Brasileira, meu pai e tios também foram militares. Por isso, foi fácil gostar desse universo de guerra fantasiosa”, contou Bonéo.

Bornéo destacou que em 2012 teve de lutar contra um câncer, “Descobri que havia contraído esta doença abominável, fui afastado do serviço, tive que fazer quimioterapia. Daí, meu médico me aconselhou manter um hobby com meu filho, também comecei a pintar. Desde então, a minha saúde tem progredido positivamente, minha mulher me apoiou bastante nas decisões e hoje somos uma família unida ao colecionismo militaria”, destacou.

Bornéo ressaltou sobre a capacidade de fantasiar historias a partir da diversão. “É importante criar maneiras que assegurem o entretenimento. Os criadores dos personagens nos dão noção e liberdade de criação. Dessa forma, adaptamos os contextos. Com os G.I. Joe’s, por exemplo, formamos equipes americanas, russas, canadenses, chinesas e brasileiras. A diversão nesta batalha não tem fim, quando reproduzimos histórias e cenários inspirados por filmes, desenhos ou quadrinhos, sobretudo, de situações reais, frente às grandes Guerras Mundiais e tudo adaptado ao presente”, disse.

Além dos amigos colecionadores que conquistou com o hobby, a garantia da diversão mantém a família unida, “Os debates são sempre saudáveis. Aprimoramos temáticas, pesquisamos itens específicos para a produção dos dioramas. No fim, as combinações são perfeitas e todos curtem demais”, comentou.

Em seu quintal, Bórneo desenvolveu um ‘condado’ para que as ‘sagas’ comportassem sua total coleção.

“Criamos um país fictício, o ‘Condado de Bornéo’, onde várias forças se uniram para um bem comum. Meu acervo é composto de Comandos Em Ação, Playmobil, Peace Peckers, Soldier Force, 21ª Century, Action Force, além de vários veículos e itens de preenchimento colecionáveis como caixas, armas, beliches e tudo mais que se encontra em um campo militar”.

Atualmente, Bornéo possui cerca de 96 veículos, dentre Jipes, Caminhões, Aviões, Barcos, Helicópteros, Lançadores, Tanques pesados, médios e leves, Obuseiros, Submarinos, entre outros.

“Para conservar tudo isso eu utilizo aspirador de pó e um tipo de protetor ultravioleta. Fazer a limpeza das miniaturas é uma diversão a mais”, disse.

Sobre os Encontros de Colecionismo em Roraima, Augusto Borneó destacou, “os eventos funcionam como uma alternativa eficaz para entreter as famílias e considerar, sobretudo, um saber gratuito. Existe muita informação envolvida nessas atividades. Os temas são ótimos e os colecionadores sabem comentar, detalhe por detalhe, sobre cada item exposto. Os mais jovens ficam encantados com tamanha riqueza de informações e muitos acabam aderindo ao Hobby quando presenciam estes encontros”, frisou.

Os Eventos de Colecionismo sempre apresentam novidades, já que o colecionador continua comprando novos produtos. “O público adora observar os brinquedos. Essa prática estimula a curiosidade e melhora a observação sobre o passado e aguça uma reflexão sobre a nossa realidade”.

Bornéo concluiu que Roraima possui grandes colecionadores. “Temos em nosso Estado excelentes amadores do tema militaria. Meus amigos Jorge da Silva, o ‘Dragunov’, ele também criou um país fictício para seu fantástico acervo. Os irmãos Saulo Jorge e Rafael Rodrigues são artistas plásticos e colecionadores de brinquedos militaria. Já o meu amigo Biank, eu o considero um excelente estrategista, além do Automodelista Ubiracy Silva com seu Plastimodelismo. No mais, agradeço ao RR Clube HQ por sempre realizar Encontros de Colecionismo em RR, oportunizando também novos apaixonados e revelando talentos. Deixo meu abraço a toda equipe. E não deixem de visitar o Condado de Bornéo no Facebook e descubram mais sobre o meu acervo militaria”, finalizou.