Cultura

Coletivo divulga a cultura Hip Hop em Roraima

O coletivo realiza nesse sábado um evento em homenagem ao rapper Sabotage, que morreu em 2003

Apresentações de Rap, batalhas de MCs  e Hip Hop serão realizadas nesse sábado, 21, o evento é realizado pelo Coletivo Macu-x, que desenvolve um projeto sociocultural ligado a elementos da cultura Hip Hop em Roraima. O evento será realizado no Art Pub, localizado na Praça Ayrton Senna, a partir das 18h. A entrada é franca.

De acordo com o fundador do coletivo, Ricky Aguiar, a proposta é criar alternativas para os jovens por meio da cultura de rua, além de integrar o rap brasileiro em espaços públicos.

“Queremos levar o Hip Hop para todos. Nosso objetivo é promover, fomentar o Hip Hop que não é um estilo musical, e sim uma cultura que engloba todo o movimento, desde o esporte de rua, a música, o grafitte, o rap e a poesia”, disse Ricky.

Grande fã de Hip Hop desde a adolescência, Ricky resolveu criar um coletivo que pudesse integrar todas as artes em eventos culturais. Formado há um ano e meio, o coletivo Macu-x, já realizou mais de dezoito intervenções culturais nas praças de Boa Vista.

“O principal objetivo é mostrar à sociedade roraimense como os elementos da Cultura Hip Hop podem se transformar em ferramentas de cidadania”, comenta.

Durante a programação, haverá apresentação de vários artistas. Entre eles cover Sabotage, Rapper Republicano, 7Niggaz, Maomé, Space, Jimmy Emici, Caiçara MC, Murdock Mc, Mc Frank, Goga MC, Samir Mc, Mil Trutas e Roda de FreeStyle de Conhecimento.

Os participantes fazem um show ao vivo de improviso. Estes eventos são geralmente focados no desempenho da poesia, da palavra falada, da comédia e da música.

A intenção é que os eventos reúnam jovens de diversas vertentes e estilos, desde poetas, escritores, músicos, rappers, estudantes etc. A proposta é utilizar a cultura da periferia, a música e os movimentos de rua a promover a inclusão social.

Sabotage

Mauro Mateus dos Santos também conhecido como Sabotage, é um artista, ícone do gênero Rap, Gangsta Rap, Rap rock, Hip Hop. Cantor, compositor e ator, o artista fez parcerias com RZO, SNJ, BNegão, Charlie Brown Jr., Negra Li, Racionais MC’s, Rappin’ Hood, Sepultura, Trilha Sonora do Gueto, Cascão, Facção Central, Chorão entre outros.

O músico teve envolvimento com o mundo do crime, mas encontrou uma saída no rap. A origem do apelido Sabotage deu-se por estar sempre conseguindo burlar as leis com tremendo êxito, como entrar em bailes, festas e boates sem permissões. Considerado uma lenda na Zona Sul, ele inspirou vários rappers, como Rhossi, Pavilhão 9, além de ter ensinado Paulo Miklos como ser um digno malandro no filme “O Invasor”, de Beto Brant, com quem escreveu até uma música. Sabotage fez um único disco solo, o Rap é Compromisso.

Como ator, o músico participou de filmes como “Invasor”, e o premiado “Carandiru”. O artista morreu com 4 tiros pelas costas em 24 de janeiro de 2003.

Serviço
Viva Sabotage
Realização: Coletivo Macu-x
Data: 21 de janeiro (sábado)
Hora: 18 horas
Local: Art Pub (Praça Ayrton Senna)
Entrada Franca