Cotidiano

Colóquio discute papel do jornalismo econômico

Encontro será realizado no Auditório do Cadeon-UFRR, no próximo dia 13

O Curso de Comunicação Social/Jornalismo em parceria com o de Economia, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), realizam no dia 13 de junho o I Colóquio de Jornalismo e Economia de Roraima.

Evento acontecerá no auditório do Cadeon (Centro de Ciências Econômicas), no Bloco II, e terá como palestrantes os professores Haroldo Amoras (Cadeon), Sandra Gomes (Comunicação Social/Jornalismo), Fábio Rodrigues Martinez e Milton Antônio do Nascimento.

O Colóquio debaterá o papel do jornalismo econômico, sua contribuição para impulsionar o progresso e o desenvolvimento, de esclarecer a sociedade, de fazer análises, emitir sugestões e explicar a realidade econômica. Possibilitará ainda o diálogo entre professores das áreas de jornalismo e economia como também o encontro entre os alunos.

Encontro surge do constatação de que a Economia está sempre presente nas manchetes de jornais brasileiros e cada vez mais parcelas da sociedade se interessam pelo tema. Por meio da segmentação do jornalismo, veículos especializados vêm surgindo para atender essa demanda, devido à necessidade de informações sobre os setores produtivos da sociedade moderna.

Em Roraima, que possui 63% da população na área urbana, e onde o setor público é responsável por 60% dos empregos, a Economia é o motor propulsor que pode mudar a realidade do Estado.

“O jornalismo econômico deve assumir o papel esclarecedor de possibilidades de desenvolvimento econômico regional, diante de uma economia globalizada. Além de oferecer informação, é preciso que o cidadão seja capaz de compreender a mensagem e, assim, aproveitá-la no seu cotidiano”, apontou a professora Sandra Gomes, responsável pela disciplina de Jornalismo Especializado II, Jornalismo Econômico.

#ufrr