Política

Com ampliação de base na Assembleia, Brito se diz confiante na reeleição de Suely

O líder do governo na Assembleia afirma que, com a ampliação da base aliada, o apoio nos municípios também aumentou

Em entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, no domingo, dia 10, o deputado estadual Brito Bezerra (PP), líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), afirmou estar confiante com uma possível reeleição da atual governadora, Suely Campos (PP). O motivo seria a ampliação da base aliada na Casa Legislativa, que agora conta com 12 parlamentares, mesmo quantitativo que o grupo independente.

Na segunda-feira passada, dia 4, os deputados estaduais Jânio Xingu (PSL), Coronel Chagas (PRTB), Joaquim Ruiz (Podemos) e Odilon (PEN) anunciaram apoio à Suely Campos, ampliando a base governista, que já contava com oito deputados que formavam a base de sustentação do Governo do Estado no Legislativo: Brito Bezerra (PP), escolhido pela governadora como o líder do governo, Mecias de Jesus (PRB), Flamarion Portela (PDT), Evangelista Siqueira (PT), Soldado Sampaio (PC do B), Aurelina Medeiros (PTN), Gabriel Picanço (PRB) e Ângela Águida Portella (PSC).

Brito destacou que a ampliação da base é de fundamental importância para o Governo do Estado. “Isso garante governabilidade. Desde o início de sua gestão a governadora vem enfrentando problemas para aprovar projetos junto ao Poder Legislativo, pois a base aliada era pequena comparada ao grupo de oposição. A partir de agora estamos empatados, com 12 parlamentares de cada lado, mas conforme o Regimento Interno da Assembleia, o presidente da Casa não vota, somente em votação secreta ou para desempatar o resultado da votação ostensiva, acabamos nos tornando maioria”, explicou.

Além de garantir a governabilidade, a ampliação da base aliada também garante apoio na Mesa Diretora, pois os parlamentares Coronel Chagas e Jânio Xingu ocupam os cargos de primeiro vice-presidente e segundo vice-presidente, respectivamente. “Se por algum motivo o presidente da Casa se ausentar ou precisar se afastar, além da maioria, também teremos o apoio da Presidência”, garantiu o líder do governo.

Segundo Bezerra, a ampliação da base aliada também modifica o cenário político para as eleições de 2018. Com os novos nomes, Suely também amplia o apoio no interior do Estado. O deputado Jânio Xingu garante a adesão no Cantá, onde o irmão dele Carlos José da Silva (PSL) é o atual prefeito, e também no Caroebe, que tem como prefeito Argilson Raimundo (PSDB), que compõe a base aliada do parlamentar. Já o deputado estadual Coronel Chagas garante o apoio do município de Bonfim, onde o irmão dele Joner Chagas (PRTB) é o atual prefeito.

Bezerra também informou que é possível a adesão de novos nomes à base aliada na Assembleia Legislativa. “Estamos abertos ao diálogo. Estamos em conversa com outros parlamentares, mas não posso adiantar nada no momento. O que posso afirmar é que estamos tomando fôlego e que muita coisa ainda está por vir e muitas mudanças ainda podem ocorrer”, afirmou.

“Hoje vejo a governadora como a pré-candidata mais forte ao Governo do Estado. Apesar da oposição apostar que ela não tenha condições de se reeleger, acredito no poder de decisão do povo, que viu avanços significativos nessa gestão em diversas áreas. Na saúde por exemplo, a inauguração do Hospital das Clínicas e do anexo do Hospital Geral vai mais do que dobrar a oferta de leitos. Na educação, Suely executou o maior programa de reforma de escolas. Claro que muitas ainda faltam ser beneficiadas, mas precisamos de mais tempo para isso. Quem tá lá na ponta, o cidadão eleitor, que vê a melhoria, vai votar nela pra mudança continuar”, declarou Brito Bezerra.

O parlamentar também destacou avanços no setor produtivo. “Este ano conseguimos conquistar o status de livre de aftosa com vacinação. Isso garante exportação da nossa carne, gerando aumento na produtividade, aumentando investimentos no setor, abrindo novos postos de trabalho, consolidando a nova matriz econômica de Roraima, o agronegócio. Também passamos pelo maior programa de regularização fundiária com emissão de títulos legais e definitivos”, pontuou.