Cotidiano

Com atrasos no pagamento, empresa deixa de fornecer pneus para veículos da Sesau

Na manhã de ontem, 28, a Folha recebeu denúncia referente a atrasos no pagamento de empresa que fornece pneus e câmaras de ar para os veículos que prestam serviços para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). O dono da empresa Amazon Serviços de Manutenção e Comércio de Peças, Thiago Cantal, informou que o contrato com a secretaria foi firmado em abril deste ano, mas que há quase seis meses não recebe pelos serviços que presta.

“A empresa é nova, tem pouco mais de um ano, só que o valor que atualmente a Sesau nos deve já é bastante alto. Por conta disso, deixamos de fornecer os materiais e, ainda assim, a secretaria está colocando os veículos para rodar com os pneus carecas, colocando em risco a vida dos motoristas e dos pacientes”, frisou.

Segundo Cantal, a dívida que a secretaria tem com a empresa está orçada em R$ 86.519,71 e que todas as notas já estariam devidamente registradas no Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan) da Superintendência do Tesouro Estadual da Secretaria da Fazenda (Sefaz), mas que até o momento não há uma previsão para pagamento.

“A gente cobra o posicionamento do diretor de transportes e do secretário, mas eles não têm nenhum tipo de resposta. O diretor de transportes vive cobrando envio de mais pneus, só que demos uma brecada por conta da falta de pagamento, pois já não estamos conseguindo honrar os compromissos com os nossos fornecedores. Isso está gerando um desconforto muito grande”, frisou.

Com a denúncia, o empresário espera que a Sesau se sensibilize com os problemas enfrentados por ele e pelos funcionários da empresa. Ele afirmou que inúmeras tentativas de conversar com o titular da pasta, Paulo Linhares, foram sem sucesso. “Das conversas que tive com o diretor de transportes, a resposta que obtive foi de que estão dependendo do repasse de um recurso federal. Mas, para não prejudicar o andamento das atividades, se propuseram a pagar com recurso próprio. No entanto, independente da origem do recurso, a nota tem que ser paga e a empresa cumpriu com o seu dever em repassar o material solicitado”, disse.

SESAU – Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde esclareceu que está adotando as providências necessárias para regularizar os repasses à empresa terceirizada o quanto antes, sem prejudicar os serviços essenciais da pasta. (M.L)