Cotidiano

Com baixo estoque de sangue, Hemocentro convoca doadores

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Roraima (Hemocentro) está com estoque crítico de sangue e algumas tiragens encontram-se zeradas. A unidade está fazendo um apelo à população e convoca doadores de todos os grupos.

A coleta funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h. O Hemoraima fica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR), no bairro Aeroporto, zona norte. A unidade é responsável pela captação e distribuição de sangue para as unidades de saúde da Capital e interior, incluindo a rede privada.

O sangue coletado é para atender, principalmente, as cirurgias e outras situações de urgências que chegam ao Setor do Trauma do Pronto Socorro Francisco Elesbão. Nos fins de semana, o número de ocorrências tende a aumentar e, consequentemente, aumenta a demanda por cirurgias nos hospitais, cujo procedimento necessita de bolsas de sangue para ocorrer.

QUEM PODE – O doador precisa ter mais de 50 kg e não deve estar em jejum no dia da doação, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até duas horas antes da coleta. O adolescente a partir de 16 anos de idade, acompanhado pelos pais ou responsável legal, também pode ser um doador de sangue. Para quem já é doador assíduo a idade permitida é até 69 anos.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto. Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o voluntário preenche um cadastro e é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida.