Cotidiano

Com exigência de entrada de até 40%, caem vendas de veículos financiados

Empresas em Boa Vista estão tentando driblar a crise fazendo promoções, baixando os preços e oferecendo serviços gratuitos

Roraima fechou o terceiro trimestre de 2016 com 2.569 mil veículos financiados, o que representa uma queda de 9,4% se comparado ao mesmo período do ano passado. Em algumas concessionárias, a queda chegou a 70%. Os dados são da Unidade de Financiamentos da Cetip e incluem automóveis leves, pesados e motocicletas.

O gerente de uma concessionária que fica na Avenida Venezuela, no bairro São Vicente, zona Sul, Renato Silva Marques, disse que a queda em nível nacional reflete no mercado local. “Os bancos não estão mais financiando com zero de entrada. Hoje o valor de entrada é de 30% a 40%, e as pessoas que têm dinheiro para pagar essa parcela preferem comprar um carro seminovo à vista”, comentou.

Segundo ele, isso tem influenciado na queda das vendas de veículos financiados. “Aqui, na empresa, a baixa é de cerca de 70% em relação ao ano passado”, disse o gerente acrescentando que o cliente procura por preços e taxas baixas. “Quando você pega uma taxa boa de aproximadamente 1,5%, que já é um valor alto, então se torna caro para o bolso do cliente. Os veículos da nossa frota também ficaram cerca de 3% mais caros. Tudo isso colabora para a queda nas vendas”.

As empresas estão tentando driblar a crise fazendo promoções, baixando os preços e oferecendo serviços gratuitos como emplacamento, tapetes e tanque cheio. “Além disso, estamos avaliando bem o carro seminovo do cliente, algo que não acontecia no ano passado. Quando a gente fazia isso, oferecíamos um preço baixo para tentar revender depois, mas hoje pagamos um preço maior para não perder a venda. É uma forma de tentar tirar os carros novos do pátio, renovar o estoque”, frisou.

DADOS – Conforme a Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do País, o Sistema Nacional de Gravames (SNG), toda a região Norte registrou queda na venda de veículos financiados.

“O Norte acumulou 65.222 financiamentos de veículos até setembro, uma retração de 20,7% em relação ao mesmo período de 2015. Deste total, os automóveis leves foram responsáveis por 38.498 das operações, enquanto as vendas financiadas de motos somaram 24.708 unidades”, informou a instituição.

A queda acontece em todo o Brasil. No terceiro trimestre, foram financiadas 1.167.070 unidades no País, incluindo automóveis leves, motocicletas, pesados e outros. “A queda foi de 11,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse total, foram vendidos a crédito 431.698 veículos novos e 735.372 usados”, frisou a Cetip. (B.B)