Cotidiano

Com grande demanda, empresas de transportes colocam ônibus extras

Principais destinos foram municípios que realizam festas neste feriadão, como Amajari e Caracaraí

Com a chegada do feriado prolongado de Carnaval, houve um aumento no movimento na Rodoviária Internacional de Boa Vista. Empresas de ônibus chegaram até a adicionar veículos extras, em horários diversos, para atender a demanda da população boa-vistense que se programou para sair da cidade em direção ao interior do Estado ou a demais localidades.

De acordo com a gerente de viagens da Asatur Transporte, empresa especializada em viagens de ônibus para o interior e Manaus, no Amazonas, a procura praticamente dobrou em relação à semana anterior ao Carnaval e o estabelecimento ofertou novos serviços.

“Nos nossos horários convencionais para Manaus, nós atendemos às 19h, 20h e 21h. Mas no sábado, a gente teve que abrir uma viagem às 20h30, com a mesma prestação de serviço, com semi-leito e leito. Na sexta-feira, nós tivemos dois extras, devido à grande demanda. O fluxo foi bem grande, com os ônibus todos saindo lotados”, revelou.

Já para o interior do Estado, foram adicionadas mais duas ofertas para os viajantes. “Nós tivemos que abrir extra para os municípios também. Nossos horários convencionais são às 07h30 e 14h30 e tivemos que colocar mais um pela manhã e mais um ônibus pela tarde também”, afirmou.

Apesar do crescimento, a previsão é que agora haja uma queda de vendas. “A tendência é que caia um pouco naturalmente por que o fluxo de pessoas já saiu. As vendas são maiores no início do feriado e consequentemente, ao final, pois as pessoas estão retornando para o seu local de origem”, explicou.

Segundo Michele, quem mais procurou pelo serviço foram as famílias. “O feriado de Carnaval é um feriado muito bom. Então, as pessoas aproveitam a oportunidade, por que assim, quem estiver visitando pode aproveitar mais, por mais dias. Muita gente viaja a trabalho, mas a maior parte é de famílias que preferem rever os parentes”, informou.

TÁXIS – Para o taxista da Cooperativa de Transportes Rodoviários e Alternativos (Cootrap), Cleucivaldo Barbosa Damasceno, a procura de viagens ocorreu justamente para os municípios que vão promover festejos durante a semana, como Amajari, com festas na Serra do Tepequém; em Caracaraí, onde o Governo do Estado em parceria com a Prefeitura do município promoverá o Carafolia até amanhã, 28; e inclusive para Pacaraima, que retomou a realização da tradicional festa de carnaval, o Micaraima, previsto para acontecer nos dias 3 e 4 de março.

“No sábado houve um aumento para Pacaraima e, principalmente, para Caracaraí, Mucajaí e Amajari. Tanto é que as plataformas estão até vazias por que os motoristas estão todos fora levando passageiros, todo mundo em curso”, indicou o taxista.

O taxista revelou, no entanto, que não foi necessária uma ampliação de ofertas de serviço. “No nosso caso, nós temos 135 táxis somente para fazer esse trajeto no interior. Mesmo com essa melhora, digamos que o dobro de procura, nós conseguimos atender a demanda do fluxo de passageiros”, finalizou Cleucivaldo. (P.C)

Publicidade