Entretenimento

Comer menos é bem mais eficaz do que fazer exercício

Quando se fala em emagrecer, muita gente logo indica que a atividade física é a coisa mais importante para atingir o objetivo. Mas, segundo Aaron E. Carroll, professor de pediatria da Escola de Medicina da Universidade de Indiana, nos EUA, ter uma alimentação saudável e reduzir as quantidades é bem mais importante do que praticar esportes. 

Para chegar a conclusão, o professor faz um cálculo lógico e simples no seu estudo publicado no New York Times. Como exemplo, se uma pessoa consome 1000 calorias a mais do que queima por dia, ela tem duas opções: se exercitar ou fechar a boca. Só que trinta minutos de corrida ou caminhada fazem você perder a mesma quantidade de calorias que 470 ml de refrigerante (350 calorias).

O grande erro para Carroll e que engana muita gente é que a mídia difundiu a ideia de que, para manter um peso saudável, basta que a pessoa seja ativa fisicamente.

É claro que o exercício oferece benefícios à saúde e aumenta a qualidade de vida. Mas ele aponta o próprio EUA para comprovar o seu conceito: lá, entre 2001 e 2009, o percentual de americanos fisicamente ativos cresceu, porém a quantidade de obesos não diminuiu. Em crianças, um estudo de 2011 analisou a relação entre atividade física e massa gorda e, segundo os resultados, praticar exercícios não é o fator determinante para um peso saudável. Nos adultos, as pesquisas também encontram dificuldades em mostrar que uma pessoa que se exercita regularmente tem menos chances de ganhar peso do que uma pessoa sedentária.

Além disso, vale lembrar que praticar exercícios aumenta o apetite. Ao queimar calorias, seu corpo pede a reposição delas. Um outro estudo de 2012 indica que, ao longo do tempo, as pessoas queimavam menos calorias do que o previsto se exercitando e ainda aumentavam a ingestão calórica. O especialista explica que as alterações metabólicas de quando se perde peso com exercícios podem anular seus benefícios, já que o metabolismo fica mais lento.

“Não estou dizendo que perder peso com dieta é mais simples do que com exercícios. Ambos são difíceis. O desafio de um metabolismo que está em desaceleração e o desejo de comer mais ocorre nos dois casos, mas mudar a dieta alimentar funciona melhor do que se exercitar… Infelizmente, fazer exercícios nos deixa mais empolgados do que a simples ideia de comer menos”. O próprio professor cita estudos que relacionam o emagrecimento como uma equação entre rotina de exercícios e uma dieta equilibrada. Eu mesmo, só consegui abaixar meu peso (cerca de 13 quilos), quando fiz uma reeducação alimentar. A dica é, pode até fazer uma atividade física frequente, mas não a use como desculpa para se entupir de fast food como forma a compensar o esforço gasto.

Fonte: Leonardo Filomeno/Manual do Homem Moderno