Polícia

Comerciante é espancado e moradores se revoltam

Os assaltantes roubaram R$23 mil, um computador e três aparelhos celulares. A vítima e a mulher foram amarradas e torturadas dentro da casa onde moram

O comerciante Raimundo Nonato de Oliveira de 55 anos, morador do Município de Pacaraima, fronteira Norte de Roraima, foi violentamente espancado dentro do estabelecimento comercial, onde também reside.  A ocorrência foi registrada na noite desta sexta-feira, 17. A vítima foi trazida as pressas para atendimento no Pronto Socorro Francisco Elesbão no Hospital Geral de Roraima (HGR), uma vez que seu quadro de saúde inspirava cuidados.  Ele recebeu alta médica ainda no final de semana e já está em casa, conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Em contato com a Polícia Civil de Roraima, a reportagem da Folha obteve a informação de que os quatro homens suspeitos das agressões ao brasileiro e morador de Pacaraima, foram identificados como sendo imigrantes venezuelanos.

Eles teriam surpreendido – Raimundo e a esposa, Maria Carneiro da Frota Oliveira – e o empresário teria tentado se defender da agressão, mas foi violentamente agredido pelos estrangeiros, com pauladas na cabeça.

“Os agressores amarraram Maria Oliveira, enquanto Raimundo sangrava ao lado dela. A ação durou cerca de meia hora. De acordo com Maria, os assaltantes roubaram R$23 mil, um computador e três aparelhos celulares. Ainda segundo ela, um dos venezuelanos, antes de sair da casa, jogou uma toalha em seu rosto e a agrediu com um murro”, relatou a Polícia Civil.

Os policiais que investigam o caso informaram ainda que vizinhos e conhecidos do casal socorreram os dois e inicialmente os levaram ao hospital naquele município. Como Raimundo de Oliveira estava ferido com mais gravidade, foi trazido para Boa Vista numa ambulância dos bombeiros.

As diligências seguem na tentativa de localizar os estrangeiros autores do crime. A Polícia Civil reforçou o efetivo de agentes em Pacaraima, devido à revolta de brasileiros por causa de crimes cometidos por estrangeiros naquele município, nos últimos meses.

Manifestação – Na manhã de sábado, 18, após a ocorrência de espancamento ao empresário Raimundo, moradores do Município de Pacaraima realizaram uma manifestação contra os imigrantes venezuelanos envolvidos em crimes e que residem naquela região.  

A reportagem da Folha conversou com um dos organizadores da manifestação, Vanderbegue Riberio, que explicou a motivação do movimento. “Essa noite [17 de agosto] mais um morador de Pacaraima foi vítima do vandalismo de alguns imigrantes que atravessam a fronteira para cometer crimes. Eles renderam a família toda e espancaram o seu Raimundo, que não teve chance de defesa. Ele foi mais uma vítima e precisamos que as autoridades tomem providências”, pede o morador fronteira.