Cotidiano

Comerciantes cobram drenagem em avenida do bairro Alvorada

Os comerciantes que trabalham na Avenida Nazaré Filgueiras, no bairro Alvorada, zona oeste, denunciaram à Folha os problemas causados pela falta de drenagem no local. Segundo eles, há mais de 10 anos as chuvas provocam grandes poças d’água, que tanto comprometem a entrada da Escola Pitágoras, como dos estabelecimentos comerciais, que perdem cerca de 70% das vendas.

Eles afirmam que todos os anos entram em contato com a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (Smou) para tratar do assunto. Como resposta, eles recebem a informação de que a situação será resolvida, mas nada foi feito até o momento. Diretora há 11 anos na escola, Linéia Carlos disse que as chuvas deste ano já causaram alagamentos no pátio de entrada da escola.

Ela destacou que, durante os dias mais chuvosos, os pais precisam dar a volta no quarteirão para entrar com os filhos, sem contar com os que andam de bicicleta e ficam à mercê dos buracos escondidos nas poças. Na hora da saída, se estiver chovendo, as crianças tiram o sapato. “No dia seguinte é pior, porque a água já está suja e fedendo”, protestou Linéia.

Ela lembrou que quando a instituição trabalhou o combate à dengue junto aos alunos, não sabia como explicar às crianças o alagamento propício ao mosquito em frente da escola. Diante de uma campanha voltada à segurança, a situação na escola era contrária, diante dos perigos que os alunos passam, considerando a faixa etária das crianças, que vai de três a 10 anos.

Há dois anos na região, o comerciante Fernando Medeiros destacou que esteve na Smou recentemente. No local, ele foi informado que o problema estava relacionado a uma possível curvatura no asfalto, o que impediu o escorrimento da água. “Eles dizem que não têm o que fazer”, destacou. Além do perigo à saúde causado pelo acúmulo de água, as vendas são prejudicadas.

Quando as poças começam a se formar, Medeiros explicou que alguns carros temem parar em frente aos estabelecimentos, tendo em vista a possibilidade de buracos escondidos na água. Aos que optam parar, a opção é dar a volta no quarteirão para entrar. Outro comerciante no local destacou que para-choques já foram quebrados em frente à sua loja por conta dos buracos.

PREFEITURA – A Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) informou que uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente esteve no local e que será feito um planejamento para a implantação de uma linha de drenagem, “cessando definitivamente o acúmulo de água no período das fortes chuvas”. No entanto, por se tratar de obras que envolvem movimentações de terra, o órgão apontou que os serviços somente poderão ser executados após o período das chuvas. (A.G.G)