Cotidiano

Comerciantes reclamam de feirantes

Conforme determinação da Prefeitura, os feirantes deveriam montar suas barracas a partir das 19h, mas contrariam a orientação

Comerciantes com estabelecimentos localizados na Avenida Ataíde Teive, bairro Asa Branca, reclamam de Feirantes da Feira do Garimpeiro que estariam montando suas barracas antes do horário permitido de acordo com determinação da Prefeitura de Boa Vista, que prevê a montagem das estruturas às 19h. 

A Feira do Garimpeiro que é de suma importância na economia de Boa Vista, acontece sempre aos domingos e está localizada na Avenida Ataíde Teive, porém é alvo de constantes críticas, principalmente de comerciantes.

Conforme a empresária Rosimeire Sarmento, alguns feirantes estariam antecipando a montagem das barracas, ocasionando em atritos com clientes que vão às lojas. “De um tempo pra cá eles começaram a levantar as barracas sempre por volta das 18h e ultimamente chegaram a fazer isso às 16h”, disse.

Por conta dessa situação, clientes das lojas já chegaram a ter atritos com feirantes. “Eu cheguei a presenciar um caso de um cliente que estava com o carro estacionado e na hora de sair por volta das 17h, não conseguiu porque as estruturas já estavam levantadas”, relatou.

“Isso ocasionou numa discussão entre os clientes e feirantes. Eles revoltados ameaçavam passar com os carros em cima das barracas e com muita insistência foi feitada a retirada, mas isso nos deixa bastante preocupados porque está se tornando uma situação perigosa”, completou.

Após denúncia de empresários, a equipe da Folha constatou a presença de equipes da Guarda Civil Municipal que estavam no local para coibir possíveis tentativas de feirantes a infringir a determinação da prefeitura.

O inspetor de Área da Guarda Civil Municipal, Elzimar Esbell, afirmou que estavam no local para garantir os serviços dos fiscais responsáveis que atuam na área. “Foi uma orientação da Prefeitura para que se cumpra sua determinação e para garantir a segurança no trânsito”, pontuou.

Prefeitura – A Folha solicitou resposta da Prefeitura Municipal de Boa Vista para maiores esclarecimentos, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

Feira do Garimpeiro – Centenas de feirantes atuam na feira que funciona nas manhãs de domingo até as 14 horas, na Avenida Ataíde Teive. Conforme determinação da Prefeitura, os feirantes devem se organizar na noite de sábado, a partir das 19h. Normalmente, o trânsito no local começa a ser interditado por volta das 22 horas e é desviado para as vias adjacentes. (E.M)