Cotidiano

Comerciantes se queixam de lucro abaixo do esperado e movimento fraco

Ambulantes afirmam que vendas sofreram queda se comparado há anos anteriores

No feriado prolongado de Carnaval, o comércio sofre uma agitação com a perspectiva de um número maior de vendas e, consequentemente, um lucro melhor neste período. Ambulantes, vendedores de fantasias e gerentes de hotéis ampliam a expectativa para esta época do ano, porém, em Boa Vista, os comerciantes revelaram que, até o momento, o resultado foi abaixo do esperado.

De acordo com a vendedora especializada em eventos, Joice Santos, em comparação com os últimos três anos, o número de vendas caiu. “No primeiro ano, eu vendi muito bem, mas esse ano, eu estou sentindo uma crise grande no comércio”, revelou. “As pessoas se interessam pelo produto, pelas fantasias, mas preferem gastar com outras coisas”, disse.

Outra comerciante de bebidas, que preferiu não revelar o seu nome, também afirmou que o lucro foi bem mais baixo este ano. “Eu normalmente vendo lanches no Centro da cidade, mas o movimento de lá estava muito fraco e por isso a gente veio trabalhar no Carnaval [na Praça Fábio Paracat]. Mas, até agora, não está dando dinheiro. Praticamente, só vendeu cachorro quente, churrasquinho, essas coisas”, acrescentou.

A situação poderia ser ainda pior para os comerciantes, acredita o presidente da Associação de Ambulantes, Reginaldo Oliveira, caso não houvesse uma parceria dos comerciantes com a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec) e a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur).

O presidente da associação revelou que, em eventos de grande porte como o Carnaval, muitas pessoas com outras ocupações resolvem tentar uma renda extra e acabam excluindo os ambulantes. “Quando chegava em um evento desses, a gente perdia espaço. Todo mundo vinha para trabalhar. Para que a gente não perdesse, começamos a desenvolver esse trabalho em parceria com a Prefeitura e graças a Deus vem dando certo”, informou.

Conforme Oliveira, uma das funções da Associação é justamente colaborar no registro dos ambulantes, para auxiliar a parceria. “Quando chega à época do evento, nem todo mundo consegue fazer a sua inscrição, então, o objetivo da associação é cadastrar aquele vendedor ambulante que realmente trabalha o ano inteiro”, explicou.

Outra vantagem, disse o presidente, é o treinamento dado aos ambulantes e o acompanhamento da vigilância sanitária nas barracas durante o Carnaval. “Assim, a gente fica mais preparado para aguardar o público que vem prestigiar a festa. Os ambulantes estão preparados, as pessoas vão encontrar muita alegria e comida de qualidade”, afirmou.

Setor hoteleiro registra aumento de hóspedes

Os donos de hotéis não têm do que reclamar neste carnaval. O setor apresentou um aumento no número de registro de hóspedes. De acordo com o gerente de um hotel na Capital, Márcio Caetano, o crescimento se dá por conta da característica do período de Carnaval.

“Geralmente, nessa época realmente dá mais gente. O feriado é maior.Então dá tempo para quem vem de outros estados, como o Amazonas e Pará, e de outros países, como Venezuela e Guiana, conhecer um pouco mais da cidade, visitar os balneários, fazer o turismo apropriado”, afirmou.

Por exemplo, o número de diárias é muito maior quando comparado com as folgas registradas em dezembro, próximas ao Natal e Ano Novo. “No final do ano, o pessoal vem visitar a família. Então aproveita e fica na casa da sua família ou de parentes e exclui a possibilidade de se hospedar em um hotel”, informou o gerente.

Em Caracaraí, onde é realizado o “CaraFolia”, o público impulsionou a economia local, em especial, o setor hoteleiro. Segundo a proprietária de um hotel na cidade, Elania Freitas, desde o mês de janeiro já tinha apartamentos reservados para o feriadão. “O fato de o hotel ser localizado próximo ao local do evento fez com que fechássemos as reservas no início de fevereiro. E, apesar da crise financeira, todas as diárias foram pagas antecipadamente”, disse.

Para proporcionar maior comodidade aos hóspedes, a proprietária de hotel Amanda Torres adequou os espaços do estabelecimento, oferecendo estacionamento, café da manhã e conexão wi-fi. “Foram muitas as famílias que procuraram reservas de apartamentos. Priorizamos as reservas fechadas para os quatro dias de evento”, explicou.