Cotidiano

Comércio abrirá as portas no feriadão

Lojas abrirão hoje das 8h às 12h; Amanhã funcionamento será normal, até as 18 horas

As lojas dos principais centros comerciais de Boa Vista abrirão as portas hoje, 29, e amanhã, 30. Nesta quinta, feriado municipal de São Pedro, o comércio ficará aberto até o meio-dia. Nesta sexta, ponto facultativo para servidores do Estado e do município de Boa Vista, as lojas funcionarão normalmente, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Roraima (ACIRR), Jadir Corrêa, esse é mais um feriado prolongado que os comerciantes decidiram abrir as lojas em virtude de ser um momento favorável para as vendas. “No feriado, não vemos necessidade de fecharmos as portas em período integral. Apenas os comércios maiores, como supermercados, que farão isso”, comentou.

Conforme Corrêa, por questões trabalhistas, boa parte das grandes lojas fecham as portas nos feriados. No entanto, os comércios de porte médio e pequeno se mantêm abertos porque negociam com os funcionários.

“Algumas lojas conseguem negociar com os funcionários, outras não. A maioria das lojas no centro comercial das avenidas Ataíde Teive e Centenário, por exemplo, vão funcionar nesse feriadão por se tratarem de lojas menores. Na Jaime Brasil não será diferente”, frisou.

SHOPPINGS – O Roraima Garden Shopping, localizado na Avenida Ville Roy, bairro Caçari, vai funcionar em horário diferenciado nesse feriado prolongado. Hoje, a praça de alimentação ficará aberta das 11h até as 22 horas. As demais lojas e quiosques abrirão a partir das 14h. Na sexta-feira, 30, o horário segue normalmente, das 10h às 22h.
O Pátio Roraima Shopping, localizado na Rua José Alencar, bairro Cauamé, vai funcionar também em horário diferenciado no feriado. A praça de alimentação abre às 12h e as lojas às 14h. (G.M)

Procissão fluvial de São Pedro acontece em barcos credenciados pela Marinha

Após um entendimento com a Marinha, a procissão fluvial das imagens de São Pedro, São Paulo e Nossa Senhora de Aparecida, realizada anualmente no dia 29 de junho, será realizada com o apoio de barcos certificados, pilotados por pessoas habilitadas e acompanhamento do Corpo de Bombeiros. Segundo a administradora da Igreja de São Pedro, Aldaíres Bezerra, a tradicional balsa que transporta aqueles que caminhavam na procissão para acompanhar o trajeto no rio Branco não estará disponível devido a proibição da Marinha por falta de coletes salva-vidas.

Segundo a administração do porto Marina Meu Caso, os barcos que seguem as normas de segurança exigidas pela Marinha poderão acompanhar o trajeto fluvial. O percurso continuará o mesmo dos anos anteriores, partindo da Comunidade de Nossa Senhora de Aparecida, às 17 horas, passando pelo porto Marina Meu Caso, onde os fieis aguardarão a volta da imagem de São Pedro pelo rio, terminando na Comunidade do São Pedro, onde haverá uma missa, prevista para as 18 horas, seguida do arraial comunitário.

Serviços essenciais serão mantidos no feriado prolongado

Neste dia 29, feriado de São Pedro, a Prefeitura de Boa Vista e o Governo do Estado manterão os serviços essenciais em funcionamento para atender à população. Nesta sexta-feira, 30, será ponto facultativo para os servidores municipais e estaduais. O horário de funcionamento de alguns órgãos federais será diferenciado também.

SAÚDE – No Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, as equipes do Pronto Atendimento Airton Rocha e do Pronto Socorro Francisco Elesbão serão reforçadas para atender as ocorrências nas portas de entrada de urgência e emergência, frente à demanda que tende a aumentar no feriado. O Pronto Atendimento Cosme e Silva, localizada no bairro Pintolândia, vai reforçar a equipe de enfermagem para atender com maior agilidade os casos de urgência.

As unidades de saúde que realizam atendimentos de urgência e emergência como o Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth e Pronto Atendimento Cosme e Silva, funcionarão normalmente neste feriado. O Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), da Prefeitura de Boa Vista, funcionará normalmente no feriado de São Pedro.

Já as unidades que fazem atendimento ambulatorial, como CECM (Clínica Especializada Coronel Mota), CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher), bem como os setores administrativos, não funcionarão no feriadão, mas retornam as atividades na segunda-feira, (03).

As 13 unidades de saúde do Interior do Estado que possuem o serviço de urgência e emergência também funcionarão ininterruptamente para esta finalidade. A Central Estadual de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também manterá suas atividades normais, durante 24 horas, por todo o feriadão.

O Hospital Regional Sul, em Rorainópolis, também está se preparando para atender as demandas no feriado. O banco de sangue da unidade foi reforçado para os casos de urgência e emergência. No trauma, a equipe terá reforço, além das equipes do Centro Cirúrgico e do setor de raio-x.

O Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima) estará fechado neste feriado prolongado, retornando com o atendimento aos doadores na segunda-feira, 03, a partir das 7h30.

SEGURANÇA – Desde a noite de ontem, 28, a Polícia Civil realiza os procedimentos de Flagrantes na 5a Delegacia de Polícia Distrital (5a DPD), localizada no Distrito Industrial de Boa Vista, e assim permanecerá até as 7h30 da segunda-feira, 03. Os registros de Boletim de Ocorrência serão realizados normalmente em todas as Delegacias. Agentes estarão de plantão em cada uma delas para atender aos registros de ocorrências que não forem flagrantes.

No interior, as delegacias funcionarão em regime de plantão, com registro de ocorrências em todas as unidades, e, havendo flagrante, o delegado de plantão na região vai lavrar o procedimento.

O Instituto de Medicina Legal (IML) e o Instituto de Criminalista funcionarão em regime de plantão para atender às solicitações das autoridades policiais sempre que se fizer necessário, tanto na Capital, quanto no Interior.

O Policia Rodoviária Federal (PRF) em Roraima seguirá o calendário nacional de feriados, portanto a fiscalização para o feriado de São Pedro seguirá normalmente, podendo haver esquema especial de segurança em locais pontuais, julgados estratégicos pela Administração. A segurança municipal também será feita normalmente pela Guarda Civil Municipal (GCM) e Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran).

SERVIÇOS MUNICIPAIS – Os ônibus circularão com 85% de sua frota nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho das 5 horas à meia-noite. No domingo, 02, a frota será reduzida para 65%, funcionando no mesmo horário. Já os táxis-lotação estarão disponíveis das 8h às 12h nesta quinta-feira; na sexta-feira, das 6h às 20h; no sábado, das 6h às 14h; e no domingo, das 8h às 12h. Serviços de coleta de lixo e limpeza da cidade não sofrerão alteração.

As escolas municipais terão aulas normalmente nesta sexta-feira, 30. O restante das repartições administrativas voltará ao trabalho somente na segunda-feira, 03.

BANCOS – As agências bancárias não vão funcionar nesta quinta, voltando ao funcionamento normal nesta sexta-feira, 30, segundo o Sindicato dos Bancários de Roraima.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA – Nos dias 29 e 30 de junho, não haverá expediente no Tribunal de Justiça, mas haverá plantão para os casos urgentes. Os prazos processuais que vençam nestes dias serão prorrogados para o dia 03 de julho, segunda-feira. Os telefones para contato são: (95) 98404-3085 (Primeira Instância), (95) 98404-3123 (Segunda Instância) e (95) 98404-3086 (Justiça no Trânsito). (E.S)

Publicidade