Cotidiano

Comércio e serviços são os setores que mais contratam temporários

No setor de comércio estão incluídas lojas de vestuário, calçados e ferramentas. Em relação aos serviços, estão os supermercados e a construção civil

Além das festas e celebrações, dezembro costuma ser o mês das contratações temporárias. Com o aumento da demanda em lojas, supermercados e serviços em geral, aumenta também a necessidade de contratação de mais vendedores. Conforme dados do Sine em Roraima, os principais setores que disponibilizaram vagas este ano foram comércio e serviço.

No setor do comércio, estão incluídos todos os tipos de lojas, seja vestuário, calçados ou ferramentas. Em relação aos serviços, estão os supermercados e, principalmente, construções civis. A chefe da Intermediação de Mão de Obra (Imo) do Sine, Josyane Souza, explicou que, no geral, mais de 800 vagas foram disponibilizadas durante todo o ano. Contudo, o número tende a aumentar a partir da segunda semana de dezembro.

Em um comparativo com o ano passado, o número de vagas deste ano apresentou uma queda de aproximadamente 15%. Mesmo assim, a chefe destacou que o quantitativo tende a aumentar nos próximos dias. “As vagas ainda tendem a crescer. Vale lembrar que o Sine depende da solicitação das empresas. O número costuma crescer até o início de janeiro”, relatou.

Em alguns locais da capital, gerentes e donos de lojas já começaram a contratação temporária. É o caso de uma loja de roupas, localizada no bairro Liberdade, na zona oeste da capital. De acordo com o funcionário Alexandre Silveira, sete vendedores já foram contratados desde o final de novembro. “Se a demanda aumentar, vamos contratando mais”, explicou.

A vendedora de um supermercado, que preferiu não se identificar, informou que nenhuma contratação foi feita até o momento, mas que a gerente do estabelecimento já estava realizando entrevistas. “Ano passado não precisamos contratar, então pensamos que também não seria preciso este ano. Só que o movimento está aumentando desde a semana passada, graças a Deus”, finalizou.

Os interessados em garantir uma das vagas temporárias devem se dirigir ao Sine, na sede da Secretaria estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), localizada na avenida Mário Homem de Melo, bairro Mecejana, portando carteira de trabalho, comprovante de residência e o currículo. O órgão funciona das 7h às 13h30 e das 14h às 17h30. (A.G.G)