Cotidiano

Comércio já se prepara para fazer contratações temporárias ao Natal

Lojistas boa-vistenses vão preencher o quadro até o fim de novembro, mas alguns deles já começaram a contratar

Quem espera pelo período natalino para trabalhar no comércio já pode deixar seu currículo nas lojas de Boa Vista. O setor abriu vagas temporárias para vendedor, com entrevistas começando em novembro. Alguns lugares já começaram a contratar e existe chance de efetivação. No entanto, o volume de contratações manterá o nível do ano passado.

Na Avenida Jaime Brasil, o mais antigo centro comercial de Boa Vista, o gerente de uma loja de roupas, Antônio Franco, disse que começará a entrevistar os candidatos faltando 20 dias para o dia 1º de dezembro. Pelo menos 18 pessoas devem trabalhar em seu estabelecimento, ao lado das seis que já compõem o quadro. Segundo ele, é a mesma demanda do ano passado. “Nós já estamos recebendo os currículos para trabalho em período integral, com serviço no final de semana somente quando estiver perto do dia 24”, explicou.  Em outra loja de roupas, a proprietária Aurisete Frota Albuquerque precisa de 4 a 5 vendedores para cobrir o Natal, a mesma quantidade de 2015. A contratação também será no final de novembro, e os currículos já podem ser entregues. “O trabalho é de segunda a sábado, igual ao dos que já estão aqui. No final do ano, quando o serviço fica aperreado, a gente paga hora extra”, afirmou.

Na loja de departamentos em que o gerente Jonilson Falcão trabalha, de dez a doze currículos para vendedor são entregues todos os dias. O homem comemora, já que o local conta com 14 vendedores efetivos e o seu ideal é 17. Por isso, três temporários serão efetivados. O primeiro funcionário começou no dia 15 de outubro e ainda é permitido se candidatar.

Falcão explicou que, como a loja é nacional, a pessoa é cadastrada no site da empresa, que categoriza os pleiteantes por cargo e cidade. Assim, o gerente olha o sistema e escolhe de três a quatro para entrevistar por vez. “O critério para ser chamado como temporário é ter experiência em qualquer tipo de venda: sapato, peixe, remédio. Nós treinamos a pessoa e se ela se sair bem, é contratada”, afirmou.

Para quem não tem experiência, ele justificou que o Natal é um período complicado devido ao grande fluxo de clientes. Mas deixou a dica: “Gente sem experiência nós aceitamos no começo do ano, quando dá tempo de treinar. O funcionário participa do Programa de Desenvolvimento de Vendas, PDV, em outra capital”, disse o gerente.

DIFICULDADE – Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Edson Freitas, a perspectiva de contratações temporárias será igual ou menor do que a do ano passado. Em 2015, o número de pessoas trabalhando no Natal já era baixo, segundo ele. “A dificuldade de acesso ao crédito e o atraso dos pagamentos por parte dos clientes atrapalham um aquecimento do comércio”. No entanto, os setores de vestuário e alimentos devem continuar vendendo. (NW)