Cotidiano

Comida de marmitex também tem seus riscos

Quem não tem tempo de preparar comida em casa precisa ter atenção com comida encomendada por meio de serviço delivery

Com a correria diária fica cada vez mais difícil ter o hábito de se alimentar de forma adequada, pois preparar o próprio alimento demanda tempo. Com isso, as pessoas têm procurado formas mais rápidas para suas refeições.   Esse foi um dos fatores que fez com que o ramo de “delivery” ou disque-entrega, em que o cliente liga e recebe a comida onde estiver, tenha expandido  nestes últimos meses em Roraima.
Porém, é preciso ter cuidado com a qualidade dos alimentos servidos por meio de entregas em marmitex individual e até mesmo em marmitas para toda a família. O alerta é para evitar não apenas possível intoxicação alimentar, mas também evitar perda de qualidade nutritiva mediante este serviço que passou a ser muito utilizado pelos boa-vistenses.
Café, lanche, almoço e jantar têm um tipo de serviço especializado para atender o cliente. Contudo, conforme Maria das Graças, empresária do ramo, os horários mais procurados são almoço e jantar. “Nesses horários o telefone não para de tocar. A comida tem que estar quente e ser entregue rápido”,  frisou.
A nutricionista Andresa Feitosa destacou que a procura pelos marmitex deve ser feita somente em último caso. “A marmita é uma forma de as pessoas economizarem no tempo que elas não têm para preparar sua refeição, mas o ideal seria consumir alimentos frescos. Não que esses alimentos não sejam frescos, mas só a forma de estar condicionado em um marmitex faz com que esses alimentos percam alguns nutrientes”, destacou.
Ela explicou que estabelecimentos que trabalham somente com o serviço de entrega muitas vezes não possuem as acomodações corretas. “Esses locais geralmente funcionam sem alvará. Isso implica em um alto risco para aqueles que consomem o alimento. É preciso que haja uma higienização correta e também que seja fornecido um alimento balanceado, com um acompanhamento de um nutricionista”, frisou.
“Geralmente os restaurantes hoje em dia trabalham com um profissional que desenvolve um cardápio e fiscaliza o preparo dessa alimentação, para que seja servindo de acordo com o que o que é recomendado pelos nutricionistas. Mas  muitos não tem esse profissional, e o que vale nestes casos é  só o conhecimento da pessoa que está produzindo: é ela que determina a higiene e determina temperatura de acondicionamento dos alimentos, por exemplo. Muitas vezes, ela pode não saber como manusear corretamente e causar  produção de bactérias e doenças”,  enfatizou Andresa Feitosa.
A nutricionista alertou que, para evitar problemas futuros, o cliente deve tomar alguns cuidados antes de solicitar a refeição. “Pessoas que já têm doenças, como diabetes e pressão alta, devem ter cuidado em dobro. É bom sempre investigar, até mesmo antes de contratar um serviço. Verificar se eles praticam o manual de boas práticas e se têm uma nutricionista que produz o cardápio para que todos os dias sejam oferecidos alimentos que equilibrem a sua dieta”, alertou.

Publicidade