Cotidiano

Comissão da Câmara anuncia seminário para discutir problemas de voos em RR

No próximo dia 10, parlamentares da Comissão Especial Externa vão debater altos preços das passagens aéreas e cancelamento de voos

A redução de voos e os altos preços das passagens aéreas na região Norte motivaram a Comissão Especial Externa da Câmara dos Deputados a realizar um seminário em Boa Vista, no próximo dia 10, para discutir a problemática em Roraima. O evento será realizado no plenarinho da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), das 9h às 13h.

A comissão é destinada a levantar, acompanhar e fiscalizar o cancelamento de voos e os altos valores de tarifas das passagens cobradas pelas empresas aéreas. O encontro contará com a participação de representantes de empresas de turismo, sindicatos dos aeroviários, sindicatos das empresas aéreas, representantes do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), especialistas do setor e a população em geral.

Segundo o presidente da Comissão Externa, o deputado federal Hiran Gonçalves (PP), houve uma alteração muito grande na frequência de voos entre as capitais do Norte e também partindo delas para outros lugares do País. “Além da diminuição das linhas aéreas, tanto em nível regional como para os outros estados do Brasil, nós tivemos um aumento significativo nos preços de passagens”, frisou.

O parlamentar disse que, além de debater as dificuldades e colocar propostas, a comissão buscará otimizar a malha aérea, melhorar a questão dos preços das passagens e, inclusive, discutir sobre milhagem. “Para que possamos perceber a discrepância, na semana passada, de Brasília para Lisboa, a passagem estava custando R$ 2.100,00, ida e volta, enquanto de Brasília para Boa Vista R$ 3.200, ida e volta. Em relação à milhagem, de Brasília para Boa Vista, 35.000 milhas, e de Brasília para Portugal (PT) o mesmo valor”.

Segundo ele, são discrepâncias que devem ser corrigidas. “A gente não pode interferir na composição de preço das empresas, que são privadas. Mas, como as linhas são uma concessão do Estado, elas também devem ter uma função social. Esse tipo de debate é uma maneira de tentar chegar a um acordo que beneficiará tanto as empresas como o bem-estar das pessoas”, ressaltou.

Os seminários serão realizados em todas as capitais da região Norte. “Houve uma adesão muito grande à comissão porque esse é um problema que está afetando toda a região Norte. Os seminários serão feitos em cada capital para que a gente faça um levantamento da dificuldade de cada cidade, sabendo que cada estado tem suas peculiaridades”, complementou Hiran Gonçalves.

Em Boa Vista, houve diminuição da frequência de voos, aumento dos preços e cancelamento de voos diretos para Manaus (AM). “No trecho Manaus/Boa Vista, atua apenas uma linha aérea, por isso, ela pratica preços muito altos. O que queremos é mudar isso. Por isso, estamos cumprindo o nosso papel, pois todos temos sido vítimas dessa situação. Faremos o possível para buscar melhorias ao povo de Roraima”, frisou o deputado. (B.B)