Cotidiano

Comissão pedirá recursos para RR

O relator da Comissão Externa, Remídio Monai, diz que o Estado foi prejudicado e deve ser ressarcido

O relatório da Comissão Externa da Crise da Venezuela, com o levantamento dos impactos causados pelo fluxo imigratório em Roraima, deverá ser concluído no próximo mês.

Segundo o relator, deputado Remídio Monai (PR), o documento pedirá que a Presidência da República envie recursos ao Governo do Estado para resolver problemas nas áreas da saúde e segurança pública.

Em entrevista ao programa Agenda Parlamentar, na Rádio Folha 1020 AM, sábado, 16, o deputado afirmou que o planejamento do Governo Federal, foi importante para melhor ordenar o fluxo migratório vivido em Roraima.

“O Governo Federal conseguiu colocar uma ordem na chegada dos estrangeiros. Porém, não sanou os problemas já causados. A migração não é de hoje. Isso enfraqueceu Roraima, que já tinha suas dificuldades nas áreas de saúde e segurança”, observou.

Para Remídio, com a chegada dos imigrantes, as finanças do Estado foram prejudicadas sendo lamentável que vários setores, em especial a saúde e a segurança, não ofereçam bom desempenho por conta da alta demanda.

“No começo, pedimos que colocassem um hospital organizado pelas Forças Armadas, para reforçar o atendimento do Estado. Uma das solicitações que fizemos foi essa, mas não fomos atendidos”, informa. “O Governo continua atendendo com abrigos e alimentação, mas não enfrenta a questão da segurança que é crucial para nós”.

Na área da segurança, o deputado reforça que a situação da fronteira continua desamparada. Conforme o parlamentar, lá ainda não é possível pedir documentação para saber quem tem ou não, problemas com a Justiça.

“Passa todo mundo de lá para cá. A maioria do povo venezuelano é formada por pessoas de bem. Mas têm entrado pessoas em débito com a Justiça. Aqui, recebem abrigo do governo brasileiro e aproveitam para cometer novos crimes”, afirma.

Ainda sobre segurança, o deputado esclarece que tem percebido um esforço dos órgãos públicos, como a Polícia Militar de Roraima (PMRR), para atender aos chamados. Porém, estes órgãos não têm capacidade de atender a alta demanda de ocorrências.

RELATÓRIO – O deputado informou que nos próximos 30 dias a comissão formada por toda a bancada roraimense deverá concluir o relatório sobre os impactos da imigração e apresentar os dados ao Governo Federal, identificando pontos que precisam ser melhorados.

Os principais pontos, segundo Remídio, seriam: a remessa de recursos ao governo estadual para compra de medicamentos, materiais hospitalares e investimento na segurança pública.

“No nosso relatório nós queremos identificar isso. Que o Estado ficou debilitado na saúde e na segurança, principalmente. Quando o Governo Federal entrou em ação, minimizou a situação, mas os recursos foram para a força federal. Não chegou nada para o Governo do Estado para cobrir todos os impactos que continuam a acontecer”, reforçou Monai.

Publicidade