Política

Comissão traça metas para combater tráfico humano em RR

Reunião aconteceu na Secretária de Segurança Pública do Estado

Representantes de instituições da Comissão de Elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas reuniram-se na manhã desta quinta-feira, dia 5, para debater e firmar compromissos no combate ao tráfico de pessoas em Roraima.

O objetivo intenção é articular, estruturar e consolidar, a partir dos serviços existentes e na criação de novos, uma rede estadual de referência e atendimento às vítimas do tráfico de pessoas, gerando assim, um número expressivo de quedas nos casos registrados em Roraima.

A delegada Haydde Nazaré, secretária adjunta da Sesp, ressaltou a importância da união das instituições nesse trabalho. “Estamos todos muito determinados a realizar um trabalho que traga resultados positivos para Roraima. Sabemos que para combater esses crimes devemos ter extrema cautela, por tratar-se de pessoas vulneráveis, fáceis de serem enganadas”, disse.

Um dos membros da comissão, Socorro Santos, explicou que a meta da Comissão é traçar metas por meio de estudos, para que dentro da realidade de Roraima possa ser organizado um plano de ação.

“Cada instituição deve analisar de que maneira pode contribuir e trabalhar no combate ao tráfico. Essas ações podem efetivamente mudar nossa realidade”, explicou

O Delegado da Policia Federal Anderson Dias, enfatizou a importância da preparação para quem vai assistir as vítimas.

“As pessoas que irão receber, atender e ajudar essas vítimas ou possíveis vítimas do tráfico, devem estar preparadas para uma assistência com responsabilidade e acolhimento. Sabemos que na maioria das vezes, as vítimas são de áreas mais carentes, estão vulneráveis e muitas até, sem esperança de alternativa”.

COMISSÃO – Entre os participantes estavam presentes representantes da Segurança Pública, Policia Federal, Policia Civil, Chame, UFRR (Universidade Federal de Roraima), NPCA (Núcleo de Proteção a Criança e Adolescente), Funai (Fundação Nacional do Índio) e Grito pela Vida. A próxima reunião para debater as ações que serão tomadas pela Comissão ficou marcada para o dia 26 de janeiro.

“O tráfico de pessoas é de extrema gravidade e crueldade. A cada reunião passamos a conhecer melhor o assunto e percebemos que, por meio de organismos sérios, a sociedade está mais bem preparada para combater um problema tão grave. Foi realmente um encontro muito bom”, disse a secretária.

Com informações da Secom-RR