Cultura

Como não sabotar a dieta durante as festas de natal e ano novo

Abuse das saladas de folhas, como rúcula, alface, agrião, escarola e acrescente tomate cereja, cebola, palmito e pepino durante a ceia!

Durante as festas de fim de ano, muita gente costuma sabotar a dieta, seguida com tanto cuidado ao longo do ano. Como resultado das extravagâncias, os quilinhos extras não tardam a aparecer. A boa notícia é que dá para aproveitar as ceias de Natal e Ano Novo sem comprometer tanto a boa-forma.

A principal dica dada por nutricionistas é: “Não saia de casa de estômago vazio! Antes da ceia ou dos jantares de confraternização, tome um iogurte ou coma frutas!”. “Assim você não chega com muita fome e consegue escolher melhor os seus pratos”, explica a nutricionista Ana Paula Lobato.

A especialista diz que é necessário evitar os petiscos, como castanhas, amendoim, salgadinhos, azeitonas, queijos, pois esses alimentos não saciam a fome e são bem calóricos.

“Escolha os pratos que mais gosta e coma moderadamente! Dê preferência às aves, carnes de peru e chester, pois são mais magras! Lembre-se de retirar a pele!”, explicou.

Controle a quantidade dos acompanhamentos, como arroz, risoto, farofa, cuscuz paulista e tortas salgadas! Como todos são carboidratos, o ideal é servir-se de uma pequena porção.

Abuse das saladas de folhas, como rúcula, alface, agrião, escarola! Acrescente tomate, cereja, cebola, palmito e pepino durante a ceia!

“Se gostar, acrescente também frutas às saladas – a manga e o abacaxi combinam bem e deixam o prato mais gostoso! Evitar refrigerantes e escolher os sucos também é uma boa dica. Aproveite as frutas de época (cereja, ameixa, pêssego, nectarina, abacaxi e melão)! Elas são pouco calóricas. Não exagere nas frutas secas! Nozes, amêndoas e castanhas devem ser consumidas com moderação. Além disso, evite a tradicional salada de maionese e o salpicão de frango! Se não resistir, coma pouco! Outra dica desses pratos é substituir a maionese por um iogurte natural”, diz.

Não exagere nas bebidas alcoólicas! As bebidas destiladas – whisky, vodka, pinga, caipirinha, saquê – são mais calóricas. “Alterne a bebida com água! Assim você não exagera na quantidade e aproveita para se hidratar e evitar a ressaca”.

Se gostar de panettone, procure comê-lo apenas na véspera ou no dia! Todos são bem calóricos, principalmente os recheados com chocolate e trufas.