Cotidiano

Comunidade Indígena Darora recebe painéis solares para geração de energia

São 50 famílias beneficiadas que antes conviviam com energia elétrica produzida por meio de geradores movidos a diesel

A comunidade indígena Darora, localizada no Baixo São Marcos, zona rural do Município de Boa Vista, é a primeira região a receber energia pública limpa por meio de painéis solares, baterias e equipamentos de última geração. A iniciativa é da Prefeitura de Boa Vista e vai beneficiar cerca de 50 famílias que antes conviviam com energia elétrica por meio de geradores.

A energia será gerada por uma Usina de Geração Fotovoltaica de 30 quilowatts (Kw) de potência, com capacidade para atender toda a demanda de iluminação pública da comunidade. As sobras de energia, armazenadas pelas baterias, poderão ser utilizadas na Escola Municipal Vovó Tereza da Silva, que fica dentro da comunidade e atende 49 alunos.

Para a prefeita Teresa Surita (PMDB), o investimento vai garantir que as famílias tenham energia pública à noite toda. “Estamos solucionando um grande problema da comunidade. Com a usina em funcionamento, a população terá abastecimento de energia elétrica, pública, sem interrupções. A ideia, futuramente, é ampliar esse projeto às escolas, postos de saúde e outras repartições públicas como forma de gerar energia limpa e econômica”, afirmou.

São aproximadamente 600 metros de rede elétrica de baixa tensão, construída com postes de concreto e 20 luminárias LED (modernas e econômicas) de 40 watts para fornecer iluminação pública. Antigamente, a energia elétrica no local era fornecida por gerador movido a diesel, que funcionava somente algumas horas durante a noite e tinha custos com manutenção.

“Para nós, é uma alegria poder contar com essa energia solar, que é limpa, de qualidade e não causa prejuízos ao meio ambiente. Agora não vamos mais nos preocupar em ficar no escuro, pois não dependemos mais de geradores. Eles quebravam e era caro consertar. Além disso, as escolas também vão receber essa energia e isso é muito bom, porque as crianças vão poder estudar com mais conforto”, disse o tuxaua Edmilson da Silva, morador da comunidade indígena Darora.

VANTAGENS – São inúmeras as vantagens para quem adquire este tipo de energia. O aquecimento solar gera energia limpa, renovável e sustentável, ajudando a proteger o meio ambiente. As centrais necessitam de manutenção mínima, o funcionamento é silencioso, sem movimento e sem odores. O sistema de aquecimento não polui o ar, uma vez que, não lança dióxido de carbono, óxido de nitrogênio ou o mercúrio na atmosfera, como outras formas de energia fazem.

ESPECIFICAÇÕES – A Usina de Geração Fotovoltaica é composta por um container de 20 polegadas, tipo naval, para abrigo dos equipamentos e uma casa de força. Possui também um barramento de cobre, disjuntores e fusíveis de proteção, dispositivo para monitoramento e ajuste de cargas das baterias, cabos elétricos e demais acessórios. A característica principal desse sistema é o emprego de inversores formadores de rede e controladores responsáveis pela regulação da energia do banco de baterias.

Publicidade