Entretenimento

Comunidade realiza caminhada da Reisada em Rorainópolis

A Reisada é uma festa popular realizada em homenagem ao nascimento de Jesus e aos três reis magos

Realizada há mais de quinze anos em Rorainópolis, a comunidade se reúne ao som do Mestre Zé da Viola para cantar músicas da Reisada.

O costume é uma festa popular realizada em homenagem ao nascimento de Jesus e aos três reis magos. A Folia de Reis é uma festa popular de origem portuguesa que ainda sobrevive em cidadezinhas brasileiras.

Como tradição, será realizado hoje (05) o Encontro dos amigos de Santos Reis, na vicinal, no sítio do Mestre Zé e amanhã (06) será o encerramento com a caminhada, que passará pelas casas da comunidade.

Uma das principais características do evento são os trajes usados pelos participantes, em geral roupas muito coloridas, chapéus, fitas e espelhinhos, além de visitar a casa dos amigos e cantar antigas canções de louvação.

De acordo com Catarina Ribeiro, uma das manifestantes, os caminhantes  passeiam com a Bandeira de Santos Reis normalmente no período entre o final e começo do ano.

“O evento já passou em Boa Vista pelo bairro Santa Luzia e agora acontece em Rorainópolis. São dois dias de caminhada. Cantamos mesmo com chuva. Somos esperados com muita alegria e a comunidade Martins Pereira colabora de forma muito generosa”, relatou.

De acordo com Nonato Chacon, que também participa do festejo, a ideia é unir aqueles que sentem falta dos antigos costumes das Festas dos Reis.

“Na caminhada, o sentimento que fica é da simplicidade do ato. Isso nos faz sentir mais humanos. Somos recebidos com muita fraternidade, muita fé, e isso comove a todos que participam desse movimento”, contou.

O Mestre

José Lima dos Santos, conhecido como “Mestre Zé da Viola”, é maranhense de nascimento. Ainda jovem, migrou com a família para o Pará, onde passou a juventude na zona rural de São Domingos do Araguaia. Foi iniciado na família de brincantes e foi aprendiz do Mestre Zé Patrício. Zé da Viola também é repentista, conhece as Brincadeiras de Lindô e Mangaba, todas de sotaque maranhense.

Reisada

A Reisada, também conhecida como Folia dos Reis, é uma manifestação cultural religiosa festiva praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo. O intuito é relembrar a atitude dos Três Reis Magos que partiram em uma jornada à procura do Menino Jesus Cristo.

Serviço
Reisada
Data: 05 e 06 de janeiro
Local: Rorainópolis
Hora: 17h30
Informações: 98129 09 39

Publicidade