Cultura

Comunidade realiza caminhada nas ruas do Bairro Santa Luzia

A festa é realizada há mais de quinze anos pelo Mestre Zé da Viola no município de Rorainópolis e agora será realizada nas ruas do bairro Santa Luzia, em Boa Vista

Reisada é uma festa popular realizada em homenagem ao nascimento de Jesus e aos três reis magos. Uma das principais características do evento são os trajes usados pelos participantes, em geral roupas muito coloridas, chapéus, fitas e espelhinhos, além de visitar a casa dos amigos e cantar antigas canções de louvação.

Como a tradição, os manifestantes passeiam com a Bandeira de Santos Reis normalmente no período entre os dias 26 dez a 6 de janeiro. A proposta é representar a alegria e a devoção. A festa é realizada há mais de quinze anos, pelo Mestre Zé da Viola no Sitio Jerusalém, município de Rorainópolis, e dessa vez também acontece em Boa Vista, pelas ruas do bairro Santa Luzia na próxima segunda-feira (26).

O ponto de encontro será na Igreja São Raimundo Nonato, a partir das 17h30. A caminhada deve iniciar às 19h30. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 98129-0939.

De acordo com Catarina Ribeiro, a ideia é unir aqueles que sentem falta dos antigos costumes das festas dos reis.

“Para incentivar e reforçar as atividades culturais, um grupo de pessoas simpatizantes da cultura Popular no estado de Roraima se uniu em prol do resgate de costumes antigos, incluindo a reisada”, comentou.

O Mestre José Lima dos Santos, conhecido como “Mestre Zé da Viola”, é maranhense de nascimento. Ainda jovem migrou com a família para o Pará, onde passou a juventude na zona rural de São Domingos do Araguaia. Foi iniciado na família de brincantes e foi aprendiz do Mestre Zé Patrício. Zé da Viola também é repentista, conhece as Brincadeiras de Lindô e Mangaba, todas de sotaque maranhense.

Reisada  
A Reisada também é conhecida como Folia dos reis, é uma manifestação cultural religiosa festiva praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo. O intuito é relembrar a atitude dos Três Reis Magos que partiram em uma jornada à procura do Menino Jesus Cristo.

Serviço
Reisada
Data: 26 de Dezembro
Local: Igreja São Raimundo Nonato
Hora: 17h30
Informações: 98129-0939