Cotidiano

Comunidades do Baixo Rio Branco recebem atendimentos médicos

Projeto percorrerá as localidades de Remanso, Floresta, Panacarica, Cachoeirinha, Canauini, Terra Preta, Lago Grande, Tanauau, Itaquera, Samauma e Xixiau

Onze comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Branco, interior do Estado, receberão atendimentos médicos, odontológicos, psicossocial, educacional e recreativo até esta quinta-feira, 6 de abril. A assistência será disponibilizada como parte da ação do projeto ‘Doutores das Águas’, que visa prestar auxílio à população carente desta região e a quem tem pouco acesso aos serviços básicos.

De acordo com o cronograma do projeto, os profissionais dos ‘Doutores das Águas’ iniciaram as suas ações deste ano no dia 31 de março, partindo do município de Novo Airão, no Amazonas, após buscar voluntários e abastecimento. A programação deve continuar até o dia 16 de abril, com os atendimentos em Roraima sendo realizados até a próxima quinta-feira, 6.

No sábado, 1º, as comunidades de Remanso, Panacarica e Floresta foram atendidas. Ontem, 2, foi a vez dos moradores da comunidade Cachoeirinha. Ao longo da semana, serão atendidas as comunidades Canauini, na segunda-feira, 3; Terra Preta e Lago Grande na terça-feira, 4; Tanauau, na quarta, 5, e, por fim, as comunidades Itaquera, Samauma e Xixiau na quinta-feira, 6. Depois disto, os atendimentos serão feitos em comunidades ribeirinhas do Amazonas.

DOUTORES DAS ÁGUAS – Criado em 2011, o projeto ‘Doutores das Águas’ surgiu da intenção de levar atendimento médico, dentário e social e outros serviços, para as comunidades ribeirinhas do Amazonas e Roraima. A ideia, originada de um grupo de voluntários da área da saúde, promove uma vez por ano os atendimentos a cerca de 1.300 ribeirinhos.

As comunidades são percorridas por um barco ambulatório, com o apoio de doações. A embarcação é equipada com quatro consultórios odontológicos completos, inclusive com raio-x e esterilizador; mais quatro consultórios médicos, com sala para pequenas cirurgias, farmácia, refeitório e cozinha, espaço de acomodação para funcionários e voluntários, além de área de lazer.

Atualmente, a equipe é composta por dez profissionais da saúde, dentre eles, cinco médicos e cinco dentistas, e de um grupo de apoio e de assistentes sociais.

Para mais informações sobre o projeto, acesse o endereço: www.doutoresdasaguas.org.br ou no Facebook na página: https://www.facebook.com/doutoresdasaguas. (P.C)