Cotidiano

Comunidades ribeirinhas ganham Ensino Médio e EJA

Os moradores das comunidades de Caicubi, Cachoeirinha e Terra Preta, no Baixo Rio Branco, poderão cursar o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) mais perto de casa. O Governo do Estado implantou três polos para atender a demanda dos ribeirinhos. A implantação dos polos aconteceu durante a 71ª edição da Caravana do Povo na região.

No período foram realizadas 107 novas matrículas. Das novas matrículas para os três polos, o maior número foi registrado na modalidade EJA, que apresentou 81 alunos. No Ensino Médio foram matriculados 26 estudantes. “A implantação desses polos vai proporcionar a continuidade dos estudos de muitos ribeirinhos. Agora, eles não precisam percorrer longas distâncias para ir à aula”, alegou a governadora Suely Campos.

Segundo o assessor pedagógico do Departamento de Educação Básica, da Secretaria de Educação e Desporto, Edson Maciel, a certificação dos alunos será feita pela Escola Estadual José Bonifácio, que fica na comunidade de Santa Maria de Boiaçu e que hoje conta com 100 estudantes matriculados.

“Os polos criados em Caicubi e Cachoeirinha vão atender apenas alunos da própria comunidade. Terra Preta vai atender aos estudantes da comunidade de Lago Grande. Cada polo funcionará como anexo da escola José Bonifácio, de Santa Maria do Boiaçu, unidade responsável para certificar os alunos”, explicou.

Logo que soube da novidade, o pescador Ildo Sousa, não perdeu tempo para fazer a matrícula no Ensino Médio. O morador da comunidade Terra Preta estava há nove anos sem estudar pela falta da modalidade de ensino na escola da comunidade ribeirinha. “Eu não concluí o Ensino Médio porque na minha comunidade ainda não existe a modalidade de ensino. Não fui para a cidade porque não tenho condições para custear meus estudos. Como apareceu essa oportunidade, agora vou concluir o Ensino Médio”, disse.

Os professores que vão dar aulas nos polos de ensino serão contratados por meio de processo seletivo, que está sendo definido pela Seed. A previsão é que as aulas iniciem no próximo semestre.

Segundo Maciel, a proposta é que as aulas sejam desenvolvidas no método de ensino modular, atendendo as especificidades próprias da educação no campo. “O Governo de Roraima assinou um termo de colaboração técnica com as prefeituras de Rorainópolis e Caracaraí para que as sedes das unidades de ensino, que ficam nas comunidades, sejam usadas pelo Estado”, adiantou.

Ainda durante a Caravana do Povo, o Governo de Roraima entregou 10 computadores para a Escola Estadual José Bonifácio. Os novos equipamentos substituíram os antigos, que não eram trocados há mais de 10 anos. Os computadores foram instalados por técnicos da Univirr (Universidade Virtual de Roraima).

OUTRAS AÇÕES – Durante a Caravana do Povo no Baixo Rio Branco, o Governo de Roraima entregou 37 equipamentos aos ribeirinhos. A primeira etapa do Balcão de Ferramentas contemplou os moradores da comunidade de Santa Maria do Boiaçu. O investimento foi de R$ 105 mil.

Na área de saúde, a Caravana do Povo no Baixo Rio Branco, realizou 788 atendimentos médicos. Foram 326 na cardiologia, 224 na pediatria e 238 na ginecologia. Na ação, o governo disponibilizou anti-inflamatórios, antibióticos, analgésicos, vitaminas e remédios para o tratamento contra todos os tipos de verminoses. Além disso, foram entregues repelentes às grávidas para a prevenção da microcefalia.

Uma novidade para essa Caravana do Povo foi a inclusão do teste rápido para doenças como a dengue, chikungunya e zika. Também na ação foram entregues 215 óculos aos moradores de todas as comunidades do Baixo Rio Branco.