Cotidiano

Comunidades ribeirinhas estão sem energia elétrica há mais de um mês

Quem mora em Santa Maria do Boiaçu, Sacaí, Canauani e Caicubi reclama da falta de energia há mais de um mês

Moradores da região do Baixo Rio Branco, em Caracaraí e Rorainópolis, municípios ao Sul do Estado, reclamam que estão tendo sérios problemas com as oscilações e falta de energia elétrica. Quem mora nas comunidades de Santa Maria do Boiaçu, Sacaí, Canauani e Caicubi diz que a energia falta há mais de um mês.

A Folha recebeu a informação neste final de semana e constatou a denúncia. Por telefone, o servidor público Mário Sérgio Mendonça, de 39 anos, relatou que a oscilação e falta de energia vem acontecendo na maioria das comunidades ribeirinhas da região do Baixo Rio Branco.

“Também está faltando energia nas comunidades de Terra Preta, no Lago Grande e no Remanso. Nas demais comunidades, a luz vai embora e só volta horas depois. Às vezes só vem no dia seguinte”, disse o agente de endemias, que atualmente trabalha junto às comunidades do Baixo Rio Branco.

Mário Sérgio informou também que com a falta de energia, os donos de pequenos comércios estão tendo prejuízos e perdendo produtos que deveriam permanecer em baixa temperatura, como frango, calabresa, iogurte e outros.

“Os próprios moradores também estão tendo prejuízos. Sem geladeira, eles perdem peixes e outros alimentos. A Eletrobras já foi informada, mas o problema continua”, lamentou o agente de endemias.

As comunidades citadas são abastecidas com energia elétrica gerada por motores. Para funcionar é preciso óleo diesel e manutenção do maquinário. A responsabilidade era da Companhia Energética de Roraima (Cerr), mas a estatal perdeu a concessão este ano e agora a Eletrobras Distribuição Roraima é a empresa responsável.

ELETROBRAS – Por telefone, ontem à tarde, a assessoria de comunicação da Eletrobras Distribuição Roraima informou que hoje pela manhã uma equipe seguiria às comunidades do Baixo Rio Branco para verificar e restabelecer o fornecimento de energia. A Ascom também pediu para que os moradores liguem à empresa, no 0800-7019-120, quando houver algum problema no fornecimento de energia. (AJ)