Cotidiano

Conab reforça estoque de milho para abastecer mercado em RR

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) contratou frete, no mês de março, para remoção de duas mil toneladas de milho para Roraima. Os embarques começaram ainda no mês passado e 186 toneladas já chegaram ao Estado. O estoque disponível hoje na unidade de Boa Vista é de 733 toneladas.

Desde o início das vendas com subvenção, em 10 de abril, o volume diário de milho comercializado por meio do Programa de Vendas em Balcão é de 20 toneladas em média. No acumulado do ano, já foram vendidas 511 toneladas de milho em grãos dos estoques públicos a 617 pequenos criadores de Roraima.

Em 2016, foram realizados 1.231 atendimentos a criadores de pequeno porte de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos e agroindústrias de pequeno porte de 15 municípios do Estado. No estado, o Programa de Vendas em Balcão (ProVB) trabalha exclusivamente com milho em grãos, embalado em sacos de 50 kg, cujo preço variou no período entre R$ 36 e R$ 51,20 por saca.

VENDAS EM BALCÃO – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) negociou 2,43 mil toneladas de milho em Roraima, somente em 2016, pelo ProVB. O programa tem como objetivo permitir que criadores e agroindústrias de pequeno porte tenham acesso aos estoques oficiais do governo por meio de vendas diretas, a preços compatíveis com os dos mercados atacadistas locais. Cada criador pode comprar até 10 toneladas por mês.

Para participar é necessário fazer um registro prévio no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (SICAN), disponível no site da Conab http://www.conab.gov.br. A seguir, o produtor pode ir à Unidade Armazenadora da Conab em Boa Vista, na Avenida Venezuela, em frente ao Corpo de Bombeiros, levando cópia do RG e CPF, além de comprovante da identificação, endereço e qualificação de suas atividades e escala de produção/consumo.

A Conab aceita documentos de outros órgãos de extensão rural ou das entidades de classe pertinente. No caso dos criadores de bovinos, também é necessária a apresentação de comprovante de vacinação do rebanho contra a febre aftosa. O pagamento é realizado à vista, via Guia de Recolhimento da União (GRU). (L.G.C)