Cotidiano

Confecção de passaporte é suspensa pela Polícia Federal por tempo indeterminado

Medida pegou de surpresa quem deixou a emissão do documento para a última hora e tinha férias marcadas para o exterior

Desde a noite de terça-feira, 27, a Polícia Federal suspendeu a confecção de novas cadernetas de passaporte. A medida foi tomada por conta da insuficiência de orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de controle de documentos de viagens e é por tempo indeterminado.

As pessoas que deram entrada na emissão do documento até o dia 27 receberão o passaporte normalmente. Sem previsão para que a impressão volte a ser feita, a Polícia Federal acompanha atentamente junto ao Governo Federal o reestabelecimento completo do serviço.

De acordo com a assessoria de comunicação da Superintendência da Polícia Federal em Roraima, quem está com a data agendada para fazer o pedido de emissão do documento poderá comparecer no dia previsto, mas o órgão alerta que não há prazo para confecção e entrega do passaporte. Quem pagou a taxa, mas não agendou a data, poderá fazer o agendamento e será atendido.

A medida anunciada às vésperas do período de férias escolares, em que cresce a quantidade de pessoas que viajam para o exterior pegou muita gente de surpresa. A microempresária Karla Santos aguardava o término de compromissos pessoais para visitar os irmãos na Suíça, mas ao se atentar para a necessidade do passaporte foi pega de surpresa com a notícia, que não agradou. “Eu programei tudo para terminar meus compromissos indispensáveis. E, como todo brasileiro que deixa as coisas para última hora, lembrei que o passaporte é essencial e acaba nessa situação de suspensão da emissão do passaporte. Sem o documento fica difícil para viajar”, comentou.

VALIDADE – Desconsiderando os problemas atuais, a previsão de entrega é de seis dias úteis. A validade do documento é de dez anos para os adultos (a validade de cinco anos é para os requerentes que tenham entre quatro e 18 anos). (E.S)