Cultura

Confira as etapas de aprendizado das crianças

Ao observar seu filho falando, você já teve a sensação de que alguma coisa não está como deveria? Notou, que ele fala “embolado” demais, ou de maneira ininteligível, omite alguns sons ou fala como o Cebolinha? De acordo com a fonoaudióloga Evânia Costa, não é necessário ficar preocupado.

“É comum que os pais apresentem inúmeras dúvidas, especialmente no período de 0 a 05 anos. O desenvolvimento normal da fala ocorre desde o nascimento, à medida que o bebê vai adquirindo, de acordo com a idade cronológica, a linguagem oralizada. Há uma ordem de aquisição da linguagem que nos ajuda a compreender as etapas da fala”, explica a especialista.

Segundo a fonoaudióloga, a audição infantil precisa ser testada e exercitada desde cedo.

“Isso é fundamental, já que as crianças aprendem a falar naturalmente na medida em que ouve, quanto mais cedo melhor. As crianças, mesmo com surdez leve ou moderada, que não começam logo o tratamento podem ter mais dificuldade para aprender a falar e ler, o que prejudica a aprendizagem na escola”.

Segundo a médica, os pais devem ficar atentos a troca de fonemas e o baixo rendimento nas aulas. Ainda que as pessoas apresentem diferenças, é possível prever o que ocorre em cada etapa de aquisição da linguagem por faixa etária. “Esses podem ser alguns indícios de déficit auditivo em crianças com idade escolar. Em grande parte dos casos, a indicação é do uso de aparelho auditivo”, ressalta.

Dicas para pais e educadores: A estimulação pode ser diferente em cada etapa. Atitudes simples, como narrar o que está fazendo ou o que irá fazer, ler histórias, ouvir e cantar músicas e brincar com a criança, são formas de apresentar o mundo, formar laços afetivos saudáveis e confiáveis, a fim de que o aprendizado da língua se dê em um ambiente estimulante, seguro e prazeroso.

Confira cada etapa:

De 0 aos 03 meses –  Ocorre, além do choro, o aparecimento dos sons produzidos na garganta – é comum ouvir bebês de dois ou três meses emitirem sons como “ga”.

Aos 04 meses – Tem início a fase do balbucio, em que primeiramente aparece a repetição de sílabas simples (“baba”, “da da”, “mama”, “papa”) e mais tarde a entonação das mesmas.

Entre 01 ano e 01 ano e cinco meses – Aparecem as primeiras palavras com significados e a criança percebe a importância da fala e o enorme poder que representa o fato de ser capaz de expressar suas necessidades.

A partir de 01 ano e meio – Ocorre então, o aumento do vocabulário de palavras e aparecem as primeiras frases simples. Nessa etapa é que se inicia – desenvolvendo-se de maneira progressiva – a aquisição fonológica, na qual a criança vai adquirindo os sons e aprendendo a distribuí-los em sílabas e palavras. É durante esse processo que podem aparecer as dificuldades conhecidas como “trocas na fala”, que se caracterizam pelas trocas, omissões, inversões e acréscimos de sons durante a fala.