Cultura

Confira dicas para incluir a água no seu dia a dia

Nem cerveja, nem refrigerante ou suco industrializados, a melhor forma de se hidratar é bebendo água. Nosso corpo é composto de 72% de água e quando sentimos sede, já estamos desidratados.  A desidratação crônica pode causar doenças e envelhecimento precoce, já que o organismo “rouba” água dos órgãos para suprir a falta do líquido nos tecidos.

De acordo com a nutricionista Ana Paula Lima, em média, cada pessoa precisa de cerca de dois litros de água por dia, o que corresponderia a oito copos, para fazer o organismo trabalhar bem. Caso precise ser substituído, alimentos ricos em água podem ser a opção.

“A quantidade ideal de água varia de acordo com a quantidade de atividade física, composição do corpo e o clima onde a pessoa vive”, relata.

Os alimentos indicados por serem ricos em água são frutas frescas e vegetais podem ser tão boas fontes de hidratação quanto um copo de água. “Morangos e melancias são compostos de 92% de água, enquanto melões, abacaxis, pêssegos e laranjas chegam perto dessa quantidade. Pepino e alface americana contêm 96% de água, assim como repolho, tomate e abobrinha também são ricos no líquido”, comentou.

Além do envelhecimento precoce, a desidratação contribui para o aparecimento de doenças como alergias, asma, colite, constipação, enxaqueca, artrite reumatoide, entre outras. A prevenção, muitas vezes, está em ingerir mais líquido que o frequente. A nutricionista também indica para a hidratação o consumo de água de coco, isotônicos durante as atividades físicas e água com gás.

ÁGUA DE COCO

A água de coco apresenta uma associação de substâncias que a tornam especial mesmo quando comparada com bebidas produzidas pelo homem. Ela é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência. Ela atua como repositor de eletrólitos, substância que protege contra cãibras e melhoram o desempenho físico, sendo mais eficiente para a reposição de alguns nutrientes perdidos na transpiração do que a própria água.

ISOTÔNICOS

Isotônicos são bebidas à base de água, sais minerais (6 a 8%), ideais para reposição de líquidos e eletrólitos perdidos através do suor durante a folia. São chamados isotônicos por possuírem formulação semelhante ao plasma, o que facilita a absorção.

ÁGUA COM GÁS

Para quem não é muito fã de beber água, uma boa opção, é tomar água com gás que além de ser uma excelente forma de manter a forma e hidratar, proporciona prazer em tomar algo saudável e gostoso com zero caloria.
A água com gás tem as mesmas propriedades de hidratação que a água sem gás que é a água natural. E como forma de manter o corpo hidratado — beber 1 a 2 litros de líquidos diariamente – optar pela água com gás é uma boa forma de variar.

MAIS DICAS

Mais importante que contar quantos copos de água tomamos, devemos ficar atentos aos sinais de sede. É importante sempre tomar água ao sentir sede, pois é um sinal que nosso corpo nos envia de que precisa de líquidos.

Beber água diminui a retenção de líquidos e contribui para a redução do peso. Além disso, de acordo com um levantamento da Universidade Virgínia Tech, nos Estados Unidos, a ingestão de dois a três copos de água antes das principais refeições auxilia no controle do apetite.

A água também ajuda a regular nossa temperatura corporal por meio do suor, mantendo nossa temperatura estável, mesmo com variações climáticas extremas. O ser humano consegue sobreviver sem comida por três semanas; sem água, porém, morreríamos depois de apenas três dias, pois 75% do corpo humano é composto por água.