Política

Confira o que a governadora pediu a Temer em reunião no Palácio

Em discurso, a governadora destacou que Roraima já esgotou sua capacidade de absorver tamanha explosão populacional

Em seu discurso durante a visita do presidente Temer ao Palácio do Governo nessa segunda-feira (12), a governadora Suely Campos falou da instabilidade econômica e política que transformou a crise da Venezuela em também uma grande crise humanitária.

“Atualmente, 10% da população da nossa capital é composta por imigrantes. Nos preocupamos com as milhares de famílias morando nas ruas, nas praças, em risco social e em grande vulnerabilidade e que não tem qualificação profissional. O povo de Roraima, assim como o povo brasileiro, também é hospitaleiro e o Governo tem feito a sua parte no acolhimento humanitário de parte dessas pessoas. Já são três abrigos que comportam 1.537 pessoas”.

Ela também destacou que Roraima já esgotou sua capacidade de absorver tamanha explosão populacional, em tão curto espaço de tempo.

“Nossa capacidade de ofertar serviços públicos está comprometida. Estamos a beira de um colapso. O crime organizado está se aproveitando da vulnerabilidade dos venezuelanos para trazer drogas e armas, e fortalecer seus tentáculos no Brasil e no exterior. Existe a conexão com o crime organizado comandado por venezuelanos, entrando na esfera da segurança nacional”

Confira as principais propostas de Suely Campos para Temer:

1 – Aumento do efetivo da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal na cidade de Pacaraima, para ampliar a fiscalização na fronteira;

2 – Ampliação da atuação do Exército Brasileiro no policiamento ostensivo na cidade de Pacaraima, revistando pessoas no perímetro urbano, além da atuação na fronteira no combate a crimes transnacionais, sobretudo tráfico de drogas e de armas.

3 – Que a recepção e triagem de estrangeiros conforme previsto no Decreto 9.277, de 5 de fevereiro de 2018, seja realizada no município de Pacaraima.

4 – Restabelecimento da barreira sanitária e vacinação no município de Pacaraima, com a edição de ato normativo que torne obrigatória a vacinação de imigrantes para o ingresso no Brasil.

5 – Criação do Gabinete Federal de Gestão Migratória em Roraima.

7 – Aumento dos investimentos para o Sistema de Segurança Pública de Roraima.

8 – Aumento dos repasses para Roraima do Limite Financeiro de Média e Alta Complexidade (Teto Mac), para cobrir, pelo menos, o déficit de aproximadamente 37% no financiamento da saúde, equivalente a R$ 2,4 milhões. A disparidade entre o valor recebido pela MAC e o total produzido já perdura por vários anos, mas foi agravada pela crise migratória.

9 – Providência de Scanner Veicular e Corporal para combater o tráfico de drogas e de armas na fronteira e coibir o fortalecimento das organizações criminosas no Brasil.

Outras demandas

A governadora também pediu segurança jurídica das as terras para impulsionar o agronegócio. “Estamos há três anos batalhando pelo repasse das terras, que hoje depende apenas de uma manifestação da SPU – Secretaria de Patrimônio da União para o Conselho de Defesa Nacional emitir o assentimento prévio e, assim, expedirmos os títulos definitivos das terras, em 12 glebas.”

A segurança energética é um tema recorrente das nossas audiências em Brasília. A governadora, também destacou que 70% do abastecimento de energia vem da Venezuela, através do Linhão de Guri.

“O que reforça ainda mais a necessidade do Linhão de Tucuruí. São três temas importantíssimos. Precisamos que Vossa Excelência determine a repactuação das dívidas que herdamos, que compromete o ajuste fiscal, inviabiliza os investimentos e prejudica a nossa população.Reitero que seja finalizada a transferência das terras para o Estado e que Determine à SPU para que ela se manifeste em relação às 12 glebas que estão lá, assim como o Incra, Funai e ICMBio já se manifestaram, sem nenhuma contestação ao georreferenciamento apresentado pelo nosso governo”

Para a governadora, a obra do Linhão de Tucuruí tem que começar imediatamente “para que Roraima tenha segurança energética e possa promover o desenvolvimento ecônomico” disse.