Confira os destaques da coluna social de hoje 03.04

A Folha, em parceria com o Acadêmicos News, estará em breve com uma importante novidade.


Em Baixa * Com o Decreto Presidencial Nº 40.481 recém-publicado, o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, proibiu a venda de produtos alimentícios, de higiene pessoal, materiais de limpeza, de construção de escritório e escolares, para estrangeiros e, com isso, o comércio desses produtos agora passa a ser considerado contrabando. Os próprios venezuelanos não podem mais transportar os itens citados na lista do governo de uma cidade para outra, como faziam até semana passada.

Em Alta * A Folha, em parceria com o Acadêmicos News, estará em breve com uma importante novidade. Todas as quintas-feiras e sábados circulará, no Impresso, um suplemento do Enem. O referido suplemento será de grande importância para os alunos, uma vez que fornecerá questões primordiais do Exame. Até porque a tendência das Instituições de Ensino Superior, daqui para frente, é ir aos poucos eliminando os concursos vestibulares e aderindo ao sistema Enem para ingresso no terceiro grau.




Os fotógrafos da Folha Raynere Ferreira e Rodrigo Sales, em clic registro pelo Dia do Repórter Fotográfico

Recessão
* O decreto que proíbe a comercialização de produtos na Venezuela é uma tentativa desesperada do governo de estancar a verdadeira sangria em que se transformou o desabastecimento no país vizinho, especialmente nas áreas de fronteira com a Colômbia e com o Brasil. * A segunda parte do plano do governo é fazer um cadastramento das famílias venezuelanas, que só poderão comprar a quantidade estipulada pelo governo, ou seja, um racionamento disfarçado. A Lei do livre Comércio –literalmente – acabou.
Recessão II * Se por um lado as novas medidas do governo venezuelano para conter a recessão podem quebrar os comerciantes, especialmente os da fronteira, por outro,  pelo andar da carruagem, acabará coibindo o comércio ilegal de combustíveis em Santa Elena de Uairén. * Se os brasileiros não forem fazer compras na fronteira, os paisanos ficam sem ter para quem vender gasolina. A única coisa que não está na lista dos itens que não podem ser comercializadas ainda é bebida, mas, ainda assim, a Receita Federal brasileira só permite poucas unidades por pessoa.
Encontro * Começou ontem o 3º Encontro Luso Brasileiro de Direito Constitucional em Roraima, no auditório da Faculdade Cathedral. Nesse segundo dia do evento, o juiz de Direito do Maranhão, Marlon Jacinto Reis, proferirá a palestra “Aspectos Constitucionais do Sistema Eleitoral”, * Fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e precursor da Lei 135/2010 (a Lei da Ficha Limpa), ele também lançará hoje o livro “O Nobre Deputado”, que mostra como nasce, cresce e se perpetua um corrupto na política brasileira, a partir de um relato chocante e verdadeiro.   Encontro II * Também na programação do 3º Encontro Luso Brasileiro de Direito Constitucional em Roraima, o doutor Gonçalo Nicolau Cerqueira Sopas de Mello Bandeira falará sobre “Direitos Sociais, Responsabilidade Financeira Pública e Recuperação dos Ativos”, na programação desta quinta-feira. * A terceira palestra desta noite será ministrada pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Dr. Jorge Hélio Chaves de Oliveira, com o  tema “O Controle de Constitucionalidade e os Órgãos Administrativos”.




Helena Vieira dos Santos (na foto com sua tia Vanessa Vieira), ficando hoje um ano mais preciosa

 
Acirr
* O presidente da Assembleia Geral da Associação Comercial e Industrial de Roraima, Derval Furtado, e o presidente da Diretoria Executiva, Jadir Correa, estarão recebendo convidados especiais para a sessão solene de comemoração dos 70 anos de fundação da entidade. * Será no próximo dia 05, às 19h, no Salão de Eventos do Aipana Plaza Hotel. Os convidados devem confirmar presença pelo telefone 3224-6164 ou pelo e-mail [email protected].
Da Farinha
* Começou ontem e vai até sábado a XVI Festa da Farinha na Comunidade Indígena de Manoá, no Município de Bonfim. Na programação de hoje, por exemplo, terá leilão de farinha, bingo, torneio de futebol e o arrojado Forró dos Canaimés. * Na programação do evento, haverá ainda exposições, corridas de cavalo, Speedway, torneios esportivos, escolha da Rainha da Farinha e muito forró. Entre as bandas, a Remela de Gato, Zerbini Araújo e Paçoquinha, Forrozão Arrasta Pé, Siriká, Sacolejo, entre outras.
Maristela
* Dra. Maristela Moreno – especialista em micropigmentação realista – estará atendendo em Boa Vista, de hoje até sábado, no Espaço Formas. * Quem quiser da um Up nas sobrancelhas e cílios, e ainda permanecer com aquele suave aspecto natural, deve ligar imediatamente para garantir um horário. Contatos: 9131-5380 e 8103-2656.





 
– Maristela Moreno – dividindo cilc com Rosa Benedetti – estará atendendo no Espaço Formas até sábado

Vestibular
* Encerram-se, no próximo dia 12, as inscrições para o vestibular 2015 da Universidade Federal de Roraima, com 646 vagas, para as modalidades Prova Integral e Processo Seletivo Seriado, em   36 cursos de graduação, * Os aprovados ingressarão no primeiro e segundo semestres letivos do próximo ano. Para se inscrever e ter acesso ao edital, basta entrar no site da CPV: www.ufrr.br/cpv.
Trânsitolivre * A página de hoje é dedicada à querida Bibi Tajujá, que recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca de data. * Também de aniversário hoje Dra. Magnólia Rocha, o comunicador Waldir Freitas e a lindinha Amanda de Almeida Pires. * O Cadecon realizará o curso de extensão voltado para professores e acadêmicos do Centro, intitulado “Estatística Aplicada as Ciências Sociais” (Módulo I -30h). * O curso terá início no dia 10 de setembro e encerra-se dia 10 de dezembro deste ano, das  09h às 110h, todas às quartas-feiras. As inscrições estão sendo realizadas na secretaria do Cadecon até esta sexta-feira às 18h.

 



 
Kalyne Andressa (filha de Lúcia e Edvando Oliveira) continua recebendo homenagens por conta de sua troca de data ontem

Vale Conferir 

Imperdível * A Fundação Ajuri, por meio do selo Ajuri Cultural, realiza no próximo dia 20 de setembro, às 21h, o show de stand up comedy com o grupo Comédia em Pé, no auditório do CAF/UFRR.
Best Friend * A Tonu’s Academia está com uma arrojada promoção em dose dupla, denominada “Best Friend”. Quem se matricular junto com uma amiga, ambas ganham 25% de desconto. Contatos: 3224-3591 e 9151-8515