Cultura

Conheça Aparados da Serra e faça turismo em uma das mais belas regiões do sul do Brasil

Considerado um dos mais antigos parques brasileiros, o Aparados da Serra abriga desde 1959 o mais famoso cânion da região

EDITORIAL

Considerado um dos mais antigos parques brasileiros, o Aparados da Serra abriga desde 1959 o mais famoso cânion da região, o Itaimbezinho. Tem como atrativos as trilhas do Vértice, do Cotovelo, a Cascata das Andorinhas, a Cascata Véu da Noiva e a trilha do Rio do Boi, que só pode ser feita acompanhado de um guia ou condutor credenciado, aproveite nosso roteiro de hoje e conheça Aparados da Serra. Conheça Roraima ao Extremo.

FICA A DICA

Recomendações: Protetor solar, óculos escuros, roupas leves e roupa de banho, calçado confortável, chapéu ou boné, repelente e bolsa de hidratação ou cantil e não esqueça de levar algumas roupas de frio para o entardecer e à noite.

Procure por agências como a Adventure Club pelo site www.adventureclub.com.br ou pelo fone (011) 5573-4142, telefone de plantão para obter mais informações sobre essa viagem e para conhecer o Monte Roraima entre em contato com a VC Travels, através do facebook.com/VCTravels ou pelo fone/whats: (00xx58) 424-9353193.

APARADOS DA SERRA

Numa das mais belas regiões do sul do Brasil, os Campos de Cima da Serra, localizam-se os canyons do Itaimbezinho e Fortaleza. Entre 150 a 200 milhões de anos atrás, uma intensa atividade sísmica e magmática chacoalhou essa região, formando – com o auxílio da erosão e outros fatores – paredões íngremes e abrindo fissuras nas rochas.

Um imenso planalto que de repente despenca quase 1.000 m até a Serra do Mar. A parede vertical que forma esse imenso abismo é tão perfeita que parece ter sido aparada com uma faca, daí a origem do nome do Parque. Seus cânions com mais de 700 m de profundidade impressionam qualquer viajante e compõem uma paisagem muito peculiar e impressionante.

CANION ITAIMBEZINHO

O Canyon do Itaimbezinho é o maior da América do Sul, com 5.800 m de extensão, largura de até 2.000 m e profundidade máxima de 720 m. Suas paredes amareladas e avermelhadas são cobertas por vegetação baixa, característica da região, e é cercado de pinheiros nativos. O Rio Perdizes desce as paredes rochosas, formando a Cachoeira Véu de Noiva, num cenário impressionante. O Rio do Boi também serpenteia as pedras, formando outras várias quedas d’água.

CANION FORTALEZA

Principal atrativo do Parque Nacional da Serra Geral, o canyon Fortaleza impressiona pela sua imponência, retratando em suas paredes as diversas camadas de derrames basálticos que resultaram na formação da Serra Geral. Escavado pelas forças erosivas da natureza, essas enormes gargantas guardam cenários deslumbrantes em seu interior. Para quem curte aventuras na natureza, a beleza local faz valer a pena o esforço das trilhas. Seu nome provém da semelhança das paredes a muralhas de fortalezas medievais.

CACHOEIRA DOS VENÂNCIOS

Distante 30 km do Parador. Formada pelo Rio Camisas, a cachoeira possui uma série de quedas de águas cristalinas podendo-se tomar banhos em dias mais quentes, cercada pela exuberante beleza da mata ciliar, da mata de araucárias e dos campos verdes de cima da serra. 

MORRO PELADO

É uma das mais belas vistas da região. Do mirante para o Vale do Quilombo se avista a antiga colônia do São João. Possui um ângulo de visão de quase 270º e 150 km de horizonte, visualizando pequenas colônias e a usina do Canastra. Altitude próxima dos 900 m, com um desnível de aproximadamente 700 m até o vale do rio Paranhana. No horizonte avista-se a região dos Aparados da Serra. A noite pode se avistar as luzes da Grande Porto Alegre. Existe uma teoria que neste local está concentrada uma grande energia.

VALE DA FERRADURA

Área de 400 hectares localizada a 13 quilômetros do centro de Canela e a 6 quilômetros do Parque do Caracol. Três mirantes permitem uma visão panorâmica do Vale da Ferradura, formado pelo rio Caí. A cascata do arroio Caçador, nas encostas de um canyon de 400 metros de profundidade, também pode ser vista. Há várias opções de trilhas ecológicas auto-orientadas, com duração de três minutos até uma hora. Os paredões de rocha, próximos aos mirantes, são utilizados para a prática de alpinismo.

INSTAGRAM RORAIMA

A foto selecionada da semana foi a de @javieryores, publicada no Instagram e obtida por meio da hashtag #roraima. Uma foto fantástica do Monte Roraima visto de dentro de uma barraca no acampamento base, parabéns pelo registro. Quer que sua foto seja a próxima a estar aqui na coluna Roraima ao Extremo? Faça uma com o tema belezas naturais, turismo, esporte ou aventura em nossa região e, ao publicá-la no Instagram, adicione a hashtag #roraima. Assim, nossa equipe selecionará a melhor foto da semana. Quem sabe não será a sua a próxima a estar aqui!

EU CURTO MUITO ISSO

Dia 1º de julho, ocorrerá o Veloterra Pacaraima, na pista do Micaraima. O evento terá premiações para as seguintes categorias: 200 Força Livre, Novatos, Intermediário e Especial.
Lembrando que o evento terá início às 14h com a escolha da Garota Veloterra 2017. “SE BEBER, NÃO DIRIJA!”

Entre em contato com nossa equipe pelo e-mail [email protected] ou visite nossa Fan Page www.facebook.com/roraimaaoextremo, enviando-nos suas sugestões. Um grande abraço e até à semana que vem, com muito mais turismo e aventura aqui no seu Roraima ao Extremo.

Publicidade