Cultura

Conheça a área da medicina dedicada às doenças do sistema urinário

As doenças renais surgem de forma silenciosa. Quando apresentam os sintomas, já podem estar em estado avançado, quando os tratamentos possíveis são a diálise ou um transplante de rim. É nesse momento que entra em cena o médico nefrologista, responsável por estudar doenças do sistema urinário e a funcionalidade do rim.
De acordo com a médica nefrologista Christiany Almeida, a especialidade é dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico de doenças do sistema urinário, principalmente de doenças relacionadas ao rim.

Como qualquer enfermidade, prevenção é sempre a melhor forma de lidar com a doença. Fazer exames de rotina é a forma mais indicada de evitar problemas irreversíveis.

“O paciente deve procurar a ajuda do nefrologista quando apresentar infecções urinárias, dores na região lombar, alteração na urina, apresentação de cistos ou pedras renais, e até mesmo doenças ligadas à pressão arterial – quando o paciente mesmo com medicação não consegue regular-, esses são os principais sintomas de uma doença renal que precisa ser investigada”, explica.

Recomenda-se que pacientes com mais de 40 anos façam anualmente uma consulta médica com um médico nefrologista e façam os exames de dosagem da creatinina no sangue e o exame de urina.

Para pacientes com diabetes, pressão alta, história familiar de problemas renais, pedra nos rins, história de nefrites ou infecção na infância recomenda-se consulta e seguimento do tratamento com um médico nefrologista.

“Sintomas como inchaço nas pernas, e inchaço no rosto também podem apresentar doenças renais. Entre os principais sintomas estão a anemia, dificuldade para ir ao banheiro e urina com coloração diferenciada”, reforça.

Aumento de doenças renais

A estimativa é que doenças renais afetem um em cada cinco homens e uma em cada quatro mulheres com idade entre 65 e 74 anos, sendo que metade da população com 75 anos ou mais sofre algum grau da doença.

“Nos últimos anos, houve um aumento quantitativo de doenças renais devido principalmente a maior incidência de casos de diabetes e hipertensão. Apesar disso, existe também um aumento na expectativa de vida desses pacientes, que conseguem viver por mais tempo mesmo com as complicações como é o caso da insuficiência renal que leva o paciente a fazer diálise”, contou.