Cultura

Conheça a história da primeira humorista de Roraima

Nascida em Roraima, Denize Pinho de 31 anos, usa a vida cotidiana do roraimense para criar seus roteiros de stand up comedy. Ela é a primeira representante feminina do estado em um ramo ainda dominado por homens. 

Porém, sua vida não se baseia apenas no humor e em piadas. Mãe, batalhadora e revolucionária, Denize está realizando uma rifa para poder representar Roraima em apresentações que acontecerão em Belo Horizonte e em São Paulo. Segundo ela, sem patrocínio, junto com a sua mãe ela realiza faxinas para poder sustentar a filha, e o humor surgiu em sua vida como um escape para superar uma depressão. A doença surgiu após Denize ter passado um período de sua vida no hospital cuidando de sua filha, que ainda bebê desenvolveu uma doença rara e passou por um coma.

“A minha história é muito mais do que isso, mas acredito que seja a superação, não é frescura, não é por querer aparecer, a comédia surgiu na minha vida como uma válvula de escape, para não ter que lidar com os problemas diários com mau humor, mas sim com um sorriso no rosto” conta.

À todo momento, Denize faz piadas, mas não sobre os outros, e sim com a sua capacidade de rir sobre si mesma é que fez carreira, e que já dura dois anos. “Acho que estou no maternal da comédia. Ainda tenho muito que aprender, tive um padrinho, Fabio Cardoso da Usina de arte que me deu todo o apoio e sou muito agradecida. Mas é sempre preciso se desafiar” conta.

As redes sociais a auxiliaram durante o estudo para ser humorista, uma profissão que para dar certo é preciso estar antenado nos assuntos atuais.

“O bacana é que cada região existe uma piada, ou um momento engraçado que posso usar nos meus roteiros”. Mesmo abusando do improviso, a humorista leva a profissão muito a sério, todas as piadas são autorais.
“É preciso muita dedicação, ensaio, leitura e estar preparado para lidar com o público” ressalta.

Estudante de Gestão de Recursos humanos, Denize precisou trancar a faculdade por problemas financeiros. Uma forma de entrar de cabeça na profissão, mesmo com pouco tempo, ela já se apresentou no Curitiba Comedy (Curitiba – PR), nos teatros da Ressurreição e Ruth Escobar (São Paulo – SP) e em bares e restaurantes de Belo Horizonte – MG na companhia de Bruno Berg, Bruno Costoli e Joel Carvalho.

“É um desafio ser a primeira humorista mulher de Roraima a fazer stand-up. Mas é prazeroso quando você sobe no palco e se esquece de todas as dificuldades. O sorriso que eu ouço lá de cima é o melhor pagamento”, contou Denize.

Rifa

Para ajudar na carreira de Denize, os interessados podem comprar uma Rifa que está sendo vendida no Salão Paraíso da Beleza localizado na Av. Ataíde Teive, ou pelo telefone 991686853. Denize tem uma página no youtube e no facebook, basta procurar pela ‘Primeira humorista mulher de Roraima’.