BEM ESTAR
Conheça alimentos que auxiliam na imunidade
Limão, laranja, pimenta e gengibre são alimentos aliados contra a baixa imunidade. Mas, segundo os nutricionistas não devem ser consumidos em grandes quantidades
Por Folha Web
Em 09/03/2017 às 01:12
Gengibre: Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida

Não tem segredo, o consumo de vitaminas e minerais são fundamentais para uma boa saúde, apostar em um prato de comida bem equilibrado, principalmente com os ingredientes certos, é a receita ideal para se manter longe dos resfriados. 

De acordo com a nutricionista Ana Paula Lima, atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais já garante uma defesa melhor. "O consumo deve ser de cinco porções por dia: três frutas e dois vegetais", completa. Porém a nutricionista listou quatro alimentos campeões da blindagem e conheça os motivos que tornam esses alimentos poderosos aliados do organismo.

Alho e Cebola

"Tem função imunoprotetora e uma boa dose de selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Pode ser consumido no tempero das preparações e adicionado cru para temperar o tofu, por exemplo. A quercitina presente no alimento é um potencializador da função imune, prevenindo doenças virais e alérgicas. Use sempre em temperos ou crua na salada.

Limão
Os benefícios do limão são especialmente aumentar as defesas do organismo, combatendo gripes e inflamações das vias respiratórias porque é rico em vitamina C, que melhora a imunidade. Além disso, o limão também é importante para Combater o ácido úrico, pois apesar de ser ácido, é transformado no estômago e vai alcalinizar o sangue.
A fruta também ajuda a emagrecer por ser pobre em calorias e ter fibras, que diminuem o apetite. Outra dica é que o alimento Protege as células do organismo, pois é um fruto antioxidante; E Facilita a digestão e regula a absorção dos açúcares pela presença de fibras solúveis, como a pectina.
Uma boa dica para ingerir o suco de limão é durante a refeição, pois além dos benefícios do limão para emagrecer, ele também faz aumentar a absorção de ferro da refeição, ajudando a evitar ou combater a anemia.

Laranja
A laranja é uma fruta cítrica rica em vitamina C e flavonóides que são antioxidantes que ajudam a proteger as células do organismo. Além disso, a laranja também tem potássio que é importante para a saúde do coração e ácido fólico que ajuda a proteger contra doenças cardíacas e problemas à nascença.
Entre seus benefícios, a fruta é capaz de controlar a pressão alta, porque é uma fruta rica em sais minerais como potássio. Ajuda a evitar o endurecimento das artérias, diminuindo o risco de doenças do coração e também protegendo as células pela sua riqueza em antioxidantes. Evita o escorbuto, por conta da presença de vitamina C e melhora a prisão de ventre, por ser rica em fibras.

Gengibre
Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxiliar nas defesas do organismo. O Gengibre tem sido usado como um remédio natural para muitas doenças durante séculos, como por exemplo, o tratamento natural para resfriados e gripe. Muitas pessoas usam o gengibre por ser útil no caso de gripes ou intoxicação alimentar, o que não é surpreendente, dado que o gengibre tem efeitos positivos sobre o aparelho digestivo.

Pimenta
A pimenta é fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções. Graças a essas vantagens, a planta já está classificada como alimento funcional, o que significa que, além de seus nutrientes, possui componentes que promovem e preservam a saúde. A pimenta deve ser sempre consumida em quantidade moderada, pois pode causar problemas digestivos graves. 
Ela é pobre em calorias e contém capsaicina, que ajuda a aumentar a taxa de digestão e também ajuda na redução de gordura. Além disso, A pimenta ainda ajuda na estimulação da produção de saliva, que auxilia no processo de desintegração de alimentos e de digestão.

 

A laranja é uma fruta cítrica rica em vitamina C
Os benefícios do limão são especialmente aumentar as defesas do organismo
pimenta é fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A
Comentários
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!