Saúde e Bem-estar

Conheça o benefício das frutas mais consumidas em Roraima

A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão diária de pelo menos 400 gramas de frutas e hortaliças

Cada região do Brasil tem uma ou mais frutas típicas que são ótimas para a saúde. As frutas consumidas em Roraima têm um alto poder antioxidante, vitaminas A e C e gorduras do bem, entre outras propriedades que ajudam no funcionamento do corpo.

A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão diária de pelo menos 400 gramas de frutas e hortaliças, o que equivale a cinco porções de preferência, de tipos diferentes.

Em Roraima, as frutas mais comuns são manga, caju, dão, açaí e tucumã, frutas indicadas também para crianças.


 Açaí 

Conhecido como o “ouro negro” da Amazônia, sua maior riqueza está nos nutrientes e nas proteínas, que fazem dessa frutinha um alimento funcional.

A fruta é muito consumida em toda região Norte, e tem muita antocianina, um pigmento roxo do grupo dos flavonóides, substância química encontrada nas plantas que funciona como antioxidante. O que significa que o alimento ajuda a combater os radicais livres, retardar o envelhecimento e evitar doenças do coração e células cancerígenas.

 Caju 

Uma fruta típica da região Norte e Nordeste, com grande concentração de vitamina C, cuja deficiência está presente em 85% dos brasileiros. Cem gramas de polpa de caju contêm 219,3 mg de vitamina C, muito mais do que a laranja, por exemplo. Nesse quesito, a fruta só perde para a acerola.

“Como alimento, o caju é rico em vitamina C, fibras, ajuda na redução do colesterol, ferro e cálcio. Previne câncer por conter muito antioxidantes, mais utilizado em sucos contém baixa caloria sendo excelente para perda de peso, do caju também pode se fazer carne vegetariana, basta refogar e temperar com alho, cebola e outros condimentos”, relatou a nutricionista Andressa Dabela.

    

 Dão 

A favorita dos roraimenses é a verdinha, mais ácida e crocante. Na medida em que o dão amadurece no pé, ganha um gosto adocicado. Para as crianças, uma fruta ótima, repleta em vitamina C, cabe certinha na boca, e o pequeno caroço não costuma atrapalhar.

“A fruta dão tem poucas referências na literatura, porém se sabe que é rica em antioxidantes que retardam o envelhecimento, por ser rica em vitamina C aumenta a imunidade”, disse a nutricionista.

 Manga 

As mangas estão disponíveis no mercado com diferentes gostos e sabores. Elas são normalmente consumidas cruas e são saboreadas em saladas frescas e sucos.

“Em Boa vista existe uma grande quantidade de manga, sem a necessidade de ir comprar em algum mercado. Ela é rica em fibras, betacaroteno, vitamina B6, cobre, potássio e ferro, além de melhorar o trânsito intestinal, para aqueles que têm muita constipação”, explicou Andressa.

Tucumã 

O tucumã é uma fruta da Amazônia que vem sendo utilizada para ajudar a prevenir e a tratar a diabetes, pois ela é rica em ômega-3, gordura que diminui a inflamação e o colesterol alto, ajudando também no controle do nível de açúcar no sangue.