FRUTA
Conheça os benefícios da manga na dieta
Com alta quantidade de polifenóis, a fruta pode reduzir a pressão arterial e proteger a saúde cardiovascular das mulheres.
Por Folha Web
Em 10/07/2018 às 17:45
A fruta combate a prisão de ventre porque tem efeito laxante e melhora a digestão (Fotos: Nilzete Franco)

Que a manga é uma fruta doce, saborosa e típica de países tropicais você já sabe. A novidade para quem gosta de usá-la como complemento para saladas e refeições salgadas (ou mesmo de comer na sobremesa) é que ela traz um benefício importante para o corpo: a alta quantidade de polifenóis pode reduzir a pressão arterial e proteger a saúde cardiovascular das mulheres.

É o que indica um estudo da Universidade da Califórnia em Davis, Estados Unidos. A manga deixa os vasos sanguíneos relaxados, o que consequentemente baixa a pressão em até duas horas após o consumo. De acordo com o trabalho, basta comer duas porções da fruta diariamente para prevenir doenças do coração.

A investigação foi feita com 24 mulheres na fase pós-menopausa. Elas consumiram diariamente 330 gramas (cerca de duas xícaras) de manga Ataulfo, variedade com mais polifenóis, por 14 dias – enquanto mediam a frequência cardíaca, pressão arterial e respiração. Os resultados foram comparados a exames dos 13 dias seguintes, nos quais as voluntárias voltaram a comer normalmente, excluindo a manga da dieta.

Ajuda para diminuir gases

Outra vantagem da manga é a redução dos gases intestinais. Pesquisadores descobriram que a ingestão pode diminuir a quantidade de gás metano proveniente da fermentação de alimentos no intestino e a sensação de estufamento.

As descobertas podem até diminuir o preconceito que algumas pessoas têm com a fruta: apesar de ser calórica (são 60 cal em 100 gramas), se ingerida em porções pequenas, você só tem a ganhar! Que tal incluí-la na lista de supermercado?

Os benefícios da manga incluem:

Combater a prisão de ventre porque tem efeito laxante e melhora a digestão;

Ajuda a controlar a pressão porque tem fibras solúveis e antioxidantes que melhoram o funcionamento das artérias;

Proteger as células e prevenir o câncer porque é rica em antioxidantes;

Melhorar a saúde da pele e proteger do sol, porque tem ação fotoprotetora;

Fortalecer o sistema imune, ajudando a prevenir doenças porque tem ação imunoestimulante;

Fonte: Boa Forma/ Tua Saúde

Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!