Cotidiano

Conselho Municipal do Idoso registrou 28 denúncias de violência em Boa Vista

Em 2016, o Conselho Municipal do Idoso, em Boa Vista, registrou 28 denúncias de violência. A maioria delas era sobre maus tratos físicos e econômicos, quando a família usufrui da renda do idoso. Segundo a conselheira Vanessa Pinheiro, o lugar é a porta de entrada para órgãos competentes no tratamento do idoso, como a Delegacia do Idoso e o Ministério Público.

O Conselho Municipal funciona em um prédio no Horto Municipal Dorval de Magalhães, no Parque Anauá, na zona Norte. De lá, ele encaminha os casos para um dos sete Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e para o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), este último ligado à Secretaria Municipal de Gestão Social.

Vanessa Pinheiro disse que a própria família é a campeã de maus-tratos aos maiores de 60 anos. Os vizinhos e conhecidos são os autores da maioria das denúncias, pedindo para ficarem no anonimato. “Muitas delas são sobre agressões e também sobre o recebimento indevido de pensões e benefícios dos idosos sem que estes usem o dinheiro. Há aposentados ganhando muito bem, mas sofrendo esses abusos”, informou Vanessa Pinheiro.

A partir daí, a equipe multidisciplinar do Cras e do Creas visita as famílias para investigar as situações. “Existem denúncias que não procedem. Às vezes o próprio idoso reclama de algo para o vizinho, mas descobrimos que eram coisas da sua cabeça. Recentemente, recebemos a irmã de um senhor querendo tomar conta dele e alegando que o outro irmão gastava a sua aposentadoria. Averiguamos e ela é quem queria usar o dinheiro dele. Mesmo, nesses casos, nunca deixamos para lá. Visitamos de novo as pessoas depois de um tempo”, explicou.

Em situações graves, o Conselho Municipal do Idoso leva o caso para órgãos competentes, que aplicam multas e até detenções. Além de maus-tratos, ele também aciona a emergência para idosos em situação de vulnerabilidade, principalmente os que moram sozinhos. “Sempre averiguamos as situações”, disse Vanessa. Quem precisar do órgão pode entrar em contato por qualquer um dos sete CRAS em Boa Vista e pelo próprio telefone da conselheira: 991256575 (NW).