Cotidiano

Conselho Tutelar de Caracaraí está sem gasolina para atender ocorrência

Conselheiros tutelares de Caracaraí, município a 155 quilômetros da Capital pela BR-174, na região Centro-Sul de Roraima, estão há mais de uma semana sem atender à população no local das ocorrências porque o único carro não tem combustível. Na prefeitura, segundo os conselheiros, a informação é que não há mais dinheiro este ano para abastecer os veículos que trabalham para o município.

O conselheiro tutelar Wegy Gomes já informou a situação ao Ministério Público do Estado e aguarda uma solução. Ele também denunciou a falta de combustível, nas redes sociais, com o objetivo de chamar a atenção das autoridades. Caracaraí é um dos municípios onde mais se registram crimes envolvendo crianças e adolescentes, sejam infratores ou vítimas.

“Faz oito dias que estamos sem viatura por falta de gasolina. A requisição para o abastecimento é de responsabilidade da Secretaria de Bem-Estar Social da prefeitura. Mas lá a informação que nos dão é que não tem mais dinheiro para comprar combustível este ano. Até os carros coletores de lixo estão parados. Isso é um absurdo”, lamentou.

Wegy lembrou que o Conselho Tutelar de Caracaraí atende a uma média de 20 ocorrências por semana. Ele disse que vem aumentando as denúncias de abuso e outras violências sexuais contra crianças e adolescentes nas vicinais do município. “Então, é de fundamental importância o nosso carro. Sem ele ficamos impossibilitados de atender as ocorrências no local do fato. Nas vicinais daqui, por exemplo, há caso até de pedofilia, mas não temos como chegar lá sem viatura. Enquanto a prefeitura não resolve o problema, crianças podem estar sofrendo estupro e outros crimes”, alertou.

MPRR – A Folha entrou em contato por telefone, ontem pela manhã, com o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), mas um atendente informou que o órgão ministerial estava fechado por causa do ponto facultativo, e que só retornaria às atividades, amanhã, dia 03. A Folha também mandou e-mail à Assessoria de Comunicação do MP, sem êxito.

PREFEITURA – A Folha tentou por várias vezes, ontem pela manhã e à tarde, contato telefônico com o prefeito de Caracaraí, Ernildo Júnior, mas as ligações só caíram em caixa postal. Ainda pela manhã, em horário de expediente, ninguém atendeu ao telefone convencional da prefeitura. A Folha também tentou contato via WhatsApp com o prefeito, mas ele não respondeu até o encerramento da matéria, às 16h. (AJ)