Esporte

Constelação conquista acesso a Divisão Especial e leva Roraima a Elite do futsal

O “Time das Estrelas” foi vice-campeão da Taça Brasil e coloca Roraima na Elite do futsal brasileiro para participar da Divisão Especial, campeonato que reúne os melhores clubes do país

O Constelação/Estácio conquistou inédita vaga para a Divisão Especial do futsal brasileiro em 2018 ao ficar com o título de vice-campeão da Taça Brasil de Futsal da Primeira Divisão, competição realizada na semana passada no município de Horizonte, no Ceará. 

O “Time das Estrelas”, campeão do Roraimense de Futsal 2016, disputou com outras cinco equipes e ficou em segundo lugar, com nove pontos ganhos. O campeão foi o Horizonte, donos da casa, com dez pontos; o Parma, do Piauí foi o terceiro colocado com oito pontos. Em seguida, na classificação final, o Náutico de Pernambuco, ficou com sete pontos, o Hoollygans do Pará, com cinco pontos e o último colocado foi o Abílio Nery, do Amazonas, com um ponto. Vale salientar que o Constelação foi o único clube a bater o campeão ao vencer por 1 a 0.

A Taça Brasil foi disputada por seis equipes, em grupo único e todos os participantes da competição promovida pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) foram campeões dos estaduais de futsal de 2016. Os clubes se enfrentaram e os dois melhores colocados conseguiram as vagas para a Divisão Especial e o vice-campeonato colocou o Constelação na Elite do futsal brasileiro e habilita o time para participar do torneio da Divisão Especial, que reúne os melhores clubes do país, no início do próximo ano.

CAMPANHA – A campanha começou com vitória de 4 a 2 sobre a Sociedade Esportiva Hoollygans-PA. Depois perdeu de 2 a 0 para o Náutico-PE; Vitória de 1 a 0 sobre os donos da casa, o Horizonte-CE, venceu o Abilio Nery-AM por 6 a 2 e perdeu para o Parma-PI por 2 a 1. Foram 12 gols marcados e sete sofridos, com saldo positivo de cinco gols.

PREPARAÇÃO – Ao retornar para o Estado, na tarde de ontem, o Constelação traz para o Estado uma conquista inédita e começa preparação para a Copa Brasil de Futsal, competição da CBFS.

Essa é a primeira edição do torneio e será realizada nos moldes da Copa do Brasil de futebol de campo, com um representante de cada Estado, os campeões estaduais de 2016, disputando jogos de ida e volta.

O primeiro jogo do “Time das Estrelas” será no dia 30 de abril em Manaus contra o campeão amazonense, Abílio Nery. O Jogo de volta, em Boa Vista, será no dia 7 de maio. Pelo regulamento do certame, o vencedor se classifica para a segunda fase e enfrenta os classificados do Acre ou de Rondônia. Com o término das competições regionais, a disputa passa a ter sorteios para definir os adversários entre os classificados nas cinco regiões do País.

Segundo a secretaria de Comunicação do Governo, o diretor do Instituto de Desportos, Olano Matos, afirmou que o governo estadual dará suporte ao time na Copa Brasil de Futsal. “O Estado vai apoiar. Conversamos com o secretário-chefe da Casa Civil, Oleno Matos, e ele ressaltou o interesse do governo em apoiar a equipe, no que for possível, a fim de garantir tranquilidade ao grupo durante a competição, para que possa alcançar sucesso como o que já foi conquistado e trazer para Roraima resultados ainda melhores”, afirmou.

Publicidade