Cotidiano

Construção de casas em área de preservação gera denúncia

Quase às margens do Igarapé Grande, localizado no bairro São Bento, próximo à BR 174, zona oeste de Boa Vista, casas estão sendo construídas por moradores. Devido a denúncias, a equipe de reportagem da Folha esteve no local no domingo, 10, para verificar a situação e falar com moradores do local.

Conforme denunciante, a área é de preservação ambiental, por isso, fica inviável a construção de casas ou qualquer outra estrutura. “É uma área que não é permitida a construção de casas, além disso, existe o igarapé que está sendo cada vez mais poluído”, disse um denunciante que preferiu não ter a identidade revelada.

Um dos moradores do local que pediu para não ter o nome divulgado, afirmou que já vive no local há 28 anos. Construindo sua nova habitação, contou que já teve sua obra embargada, mas que hoje tem autorização para continuar a construção do imóvel. “Hoje eu tenho o documento de usucapião que comprova minha residência”, disse o morador.

Segundo afirmou, sendo ele o último a ter a liberação da Prefeitura para construção do imóvel há cerca de dois anos.

Lixão – A área localizada no bairro São Bento, próxima às margens do Igarapé Grande, na BR 174, zona oeste de Boa Vista há alguns anos serviu de lixão.

Prefeitura – Por meio de nota, a Prefeitura de Boa Vista respondeu que, equipes de fiscalização da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do Município de Boa Vista (Emhur) e da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas (SMGA) verificaram que não há nenhuma invasão nova no local e as que permanecem já foram autuadas e embargadas. O local que foi retirado na última ação permanece sem nenhuma alvenaria. (E.M)