Cotidiano

Consumidores com tarifas cobradas em duplicidade serão ressarcidos

Uma falha técnica no sistema foi a alegação da Eletrobras Distribuição Roraima para a cobrança duplicada de taxas de iluminação pública e retroativos referentes ao reajuste nas tarifas do mês de maio. Conforme a estatal, os consumidores que tiveram o valor a mais nas contas serão ressarcidos.

Segundo o presidente da Eletrobras em Roraima, Anselmo de Santana Brasil, o erro no sistema de geração fez com que os encargos que não foram cobrados no mês de abril viessem na tarifa do mês subsequente. “A taxa de iluminação e o retroativo não foram cobrados em abril e vieram na conta de maio, por isso os valores dobraram”, explicou.

Assim que perceberam a cobrança em duplicidade, os consumidores utilizaram as redes sociais para reclamar do valor da tarifa. Em uma publicação, uma mulher postou imagens das tarifas de abril, com o valor de R$397,75, e maio, quando foi cobrado R$ 824,04, quase R$ 430,00 a mais de diferença entre os dois meses.

Conforme o presidente, a empresa está fazendo reparos para evitar que as cobranças indevidas se repitam. “Entendemos que houve um erro, que não é normal e que prejudica o consumidor, mas estamos fazendo reparos nessa situação por meio do nosso posto de atendimento e esforços estão sendo tomados para evitar que a população seja prejudicada”, disse.

Santana informou que todos os consumidores prejudicados podem pedir ressarcimento das tarifas. “Não vai haver prejuízo ao consumidor porque vamos dar desconto do que foi cobrado na próxima tarifa. Mas, aqueles que não pagaram a conta de maio, podem retificá-la por meio da Central 0800 7019 120 ou procurar o posto de atendimento”, destacou.

Ele afirmou, porém, que nem todos tiveram a cobrança em duplicidade nas faturas. “O sistema não mexeu em algumas faturas. Foi acordado que o retroativo seria pago em dez parcelas. No mês passado, a taxa e o retroativo não foram cobrados e essas pessoas, que pagaram menos, não reclamaram. Agora o sistema cobrou a taxa e o retroativo com multa por atraso, juros e mora”, frisou.

A cobrança retroativa é referente aos 42% de reajuste na tarifa de energia elétrica anunciada em novembro de 2015, mas que começou a ser cobrada em janeiro de 2017. “Tem mais cinco parcelas de retroativos a serem pagas. Foi apenas um problema técnico. Não foi cobrado em duplicidade, mas sim em atraso”, pontuou. (L.G.C)