Cotidiano

Consumidores devem ficar atentos durante as compras

A Copa do Mundo 2018, na Rússia, começou e os boa-vistenses já estão se preparando para curtir os jogos da seleção brasileira. Mesmo em clima de festa, é preciso estar atento para não cair em nenhuma armadilha do comércio ou qualquer imprevisto. O Procon Boa Vista deu algumas orientações para esta época.

Bares e restaurantes: Curtir os jogos na companhia de amigos e familiares em bares e restaurantes é um hábito de todo brasileiro. Mas o consumidor deve ficar em alerta. O pagamento da taxa de 10% do garçom sobre o valor da conta, por exemplo, não é obrigatório. A gorjeta é um ato espontâneo do cliente, que pode ser uma porcentagem maior ou menor que 10%.

Couvert artístico: A cobrança é permitida no caso de música ao vivo ou outra manifestação artística no local. Porém, a empresa precisa avisar previamente e claramente aos seus clientes. Além disso, também não é permitido cobrar entrada em bares e restaurantes que irão exibir os jogos da Copa do Mundo em TVs ou telões.

Perda de comanda: O pagamento de multa por conta desse tipo de situação é cobrança abusiva e o fornecedor não pode impor limites quantitativos de consumo aos seus clientes, como consumação mínima e nem estabelecer a venda-casada – condicionamento da venda de um produto a partir da aquisição de outro. O consumidor tem direito a escolher o que deseja consumir.

Viagens: Para o consumidor que curte assistir aos Jogos da Copa do Mundo no país-sede ou conferir os jogos em outras cidades, a orientação é ficar atento aos voos cancelados, atrasados e overbooking (não encontrar assentos disponíveis, mesmo com viagem confirmada). Essas situações são de responsabilidade das companhias aéreas, que devem assumir as despesas e fornecer assistência material como comunicação, alimentação, acomodação e deslocamento, dependendo do tempo de espera.

Nas viagens internacionais, é bom observar a variação cambial. O cliente deve comunicar previamente ao banco para informar ou verificar a possibilidade de utilização do cartão da conta-corrente ou de crédito em outro país. É bom também buscar informações com outras pessoas sobre o pacote desejado e exigir a confirmação da reserva via e-mail.

Nota Fiscal: Durante os jogos da Copa do Mundo, aumenta-se o consumo de eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, bebidas e comidas em bares e restaurantes e pacotes de viagens. Em todos esses casos, o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal. Todo estabelecimento comercial deve expor a tabela de preços de forma visível aos olhos do consumidor.

Compras Web: No caso de compras feitas fora da loja física – por telefone, catálogo ou internet – o cliente tem até sete dias para se arrepender. O estabelecimento não tem obrigação de fazer a troca, porém isso pode ocorrer se o produto estiver com algum defeito de fabricação. Cada empresa pode adotar a sua política de troca. Se o fornecedor prometer garantia até a próxima Copa do Mundo, exija um documento por escrito atestando tal responsabilidade, pois é uma garantia diferente da tradicional do fabricante.

Os consumidores também precisam estar atentos para transações pela web. Durante a Copa do Mundo aumenta o número de transações e, nessas ocasiões, os criminosos aproveitam para aplicar golpes financeiros virtuais e ludibriar os consumidores internautas. Para não ser alvo fácil de fraudes digitais, os consumidores devem evitar promoções tentadoras e desconfiar de ofertas boas demais em sites não oficiais.