Cotidiano

Consumidores e empresários podem renegociar dívidas em mutirão online

Desde o inicio desta semana, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Procon Boa Vista estão realizando o segundo mutirão online para que consumidores, microempresas e microempresários individuais possam renegociar suas dívidas com as instituições financeiras. A ação segue até o dia 31 de maio. Para participar, os interessados devem acessar a plataforma de solução de conflitos do consumidor: www.consumidor.gov.br, para fazer o registro e renegociar as dívidas.

Segundo a secretária executiva do Procon Boa Vista, Sabrina Tricot, essa é uma iniciativa que vai beneficiar devedores e credores. “A plataforma permite a interlocução direta entre consumidores e fornecedores. Basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. Após o registro, o fornecedor tem o prazo de até dez dias para apresentar uma resposta”, disse.

Instituições financeiras, concessionárias, seguradoras e outras empresas participam do mutirão. “Se o consumidor quiser negociar com alguma empresa que não faça parte do programa, nada o impede de solicitar a renegociação junto aos responsáveis. Se houver dificuldade com relação ao processo, o Procon Boa Vista pode auxiliar e orientar o interessado”, ressaltou Sabrina.

A ação representa um esforço conjunto dos setores público e privado para oferecer oportunidades à população. Um dos principais objetivos da iniciativa é sensibilizar os consumidores e fornecedores sobre a importância da educação financeira na prevenção do alto endividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável.

Para Sabrina Tricot, esta é uma excelente oportunidade. “Considerando o momento econômico que estamos passando em nosso País, tentar uma negociação dentro das possibilidades financeiras é a melhor opção para o consumidor sair do vermelho e ter seu nome retirado dos cadastros de restrição”, argumentou.

Durante o período do mutirão, além da possibilidade de renegociação das dívidas, os consumidores, as empresas e os microempresários que buscarem o serviço por meio da plataforma receberão indicações de materiais educativos e cursos de educação financeira. (B.B)